Promovido pela International Clarinet Association (ICA), o ClarinetFest é realizado anualmente com grandes profissionais e empresas do ramo da música, principalmente aqueles voltados para o universo da clarineta.
A OPC se inscreveu para fazer uma apresentação dentro da programação do evento e, dentre diversos grupos de vários lugares do mundo, foi selecionada ao executar músicas genuinamente brasileiras. “O objetivo é mostrar a riqueza e a diversidade da nossa cultura, levando no repertório baião, frevo, choro, samba, entre outros, com obras já consagradas e também autorais”, contou o técnico lotado no Setor de Execução Orçamentária e Financeira.
Porém, a aprovação não garante que a OPC vá ao ClarinetFest2017. Julião Barbosa explica que há muito trabalho a ser feito, pois a orquestra é formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a maioria não tem recursos financeiros para arcar com o deslocamento até os EUA e a estadia lá.
“A própria OPC não dispõe de verba para esse tipo de viagem ou projeto. Por isso, precisa de patrocínios e da ajuda voluntária daqueles que acreditam nesse trabalho, apoiam e incentivam a disseminação da música brasileira”, frisou.
Formas de contribuição
Também há a possibilidade de patrocinar a orquestra neste viagem, com contrapartida aos patrocinadores.