Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Recomendação do MPRN visa combate ao nepotismo em Vera Cruz

Recomendação do MPRN visa combate ao nepotismo em Vera Cruz

Compartilhar
Imprimir
Documento foi direcionado ao presidente da Câmara Municipal
 

 
Exonerar ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada que não tenham a qualificação para o exercício do cargo ou que tenham relações de parentesco com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do Município, chefe de gabinete, vereadores e qualquer outro cargo comissionado da Câmara Municipal de Vera Cruz. Este é o foco principal da recomendação expedida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) que tem o objetivo de combater a prática do nepotismo no Município. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11).
 
A recomendação foi direcionada ao presidente da Câmara Municipal, que tem o prazo de 20 dias úteis para efetivar a exoneração de todos os ocupantes de cargos políticos que se enquadrem nas situações elencadas pelo MPRN. Ao mesmo tempo, o documento também prevê que o gestor se abstenha de nomear para o exercício de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada ou contratar temporariamente, pessoas que detenham relação de parentesco consanguíneo com ocupantes de cargos públicos.
 
A Promotoria de Justiça da comarca de Monte Alegre conta com um inquérito civil instaurado que investiga a suposta prática de nepotismo no Município de Vera Cruz, apresentando elementos informativos que indicam desrespeito ao entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, a partir da nomeação, dentre outros possíveis vínculos de parentesco de cargos ou funções que possam existir no âmbito do executivo, de diversos parentes de atuais vereadores, para o exercício de cargos diversos, caracterizando a prática de nepotismo cruzado, pois existe a troca de parentes entre agentes públicos (prefeito e vereadores).
 
Confira aqui a recomendação.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo