“A masculinidade no banco dos réus: um estudo sobre gênero, sistema de justiça penal e a aplicação da Lei Maria da Penha” é fruto da tese de mestrado da Promotora.
A promotora de Justiça, professora e coodenadora do Núcleo de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica (Namvid), Érica Verícia Cantuo de Oliveria Veras, lança no dia 29 de novembro o livro “A masculinidade no banco dos réus: um estudo sobre gênero, sistema de justiça penal e a aplicação da Lei Maria da Penha”.
A Publicação é fruto da pesquisa de doutorado de Érica Canuto, finalizada em junho deste ano, sobre a construção social de gêneros. O texto discute as diversas expressões da masculinidade, especialmente as associações entre masculinidade, além de fazer uma análise do sistema de justiça penal aplicável à Lei Maria da Penha.
Como tema central, o trabalho coloca a Lei Maria da Penha como uma lei de proteção integral da mulher e registra a importância dos grupos reflexivos de homens para o enfrentamento à violência de gênero contra a mulher. O livro, inclusive, traz um capítulo específico sobre o grupo Reflexivo do MPRN, projeto de autoria de Érica Canuto, e sua prática restaurativa, que tem índice de reincidência zero há 6 anos. A iniciativa foi vencedora do Prêmio CNMP em 2016, na categoria “redução da criminalidade”.
O lançamento do livro acontece na Sede da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), localizada à Rua Amintas barros, 4175 – Lagoa Nova, das 18h30 às 22h.