Núcleo tem a pretensão de atender de forma regional os familiares das vítimas de violência letal e intencional
Após dois meses do lançamento do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (NUAVV), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) já apresenta um trabalho significativo. Dezoito vítimas indiretas foram acolhidas pela equipe multidisciplinar do núcleo e dirigidas a serviços de assistência psicológica e a equipamentos de serviço social do Município de Natal. O projeto ainda registrou 30 atendimentos (presencial e por telefone), além de ter buscado contato com outros órgãos, ter feito visitas técnicas e analisado processos judiciais, entre outras atividades como a participação em diversos programas jornalísticos.
“O Núcleo iniciou suas atividades concentrado na realização de suas primeiras metas, que eram entregar um serviço de qualidade e tornar-se conhecido junto ao seu público-alvo. A procura e a resposta dos familiares aos primeiros atendimentos indicam que o NUAVV está na direção certa. Isso é resultado do envolvimento da equipe, sempre empenhada em assegurar direitos à família que sofre o luto por morte violenta”, avaliou o coordenador do NUAVV e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Criminal), Vinícius Leão.
O NUAVV foi implementado sob a forma de projeto-piloto, com sede em Natal, sendo um desdobramento do projeto institucional chamado “Depois do Vazio”. Como o próprio nome do NUAVV explica, o objetivo é concretizar, no âmbito do MPRN, os núcleos de apoio aos familiares das vítimas de violência letal e intencional de forma regionalizada, de modo a cobrir todo o estado do Rio Grande do Norte.
O MPRN firmou termos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) e com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas/Natal). Em fase de tratativas, está a celebração de acordos de cooperação técnica com outras instituições.
O NUAVV está vinculado ao Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, tem sede na capital potiguar, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária. O serviço funciona de 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, nas sextas-feiras. O Núcleo também pode ser contatado pelo e-mail: nuavv@mprn.mp.br e pelo telefone/whatsapp (84) 99972-5351.