Home » Notícias » Criminal » Projeto do MPRN de apoio às vítimas de violência apresenta balanço positivo após dois meses de atuação

Projeto do MPRN de apoio às vítimas de violência apresenta balanço positivo após dois meses de atuação

Compartilhar
Imprimir

Núcleo tem a pretensão de atender de forma regional os familiares das vítimas de violência letal e intencional

Após dois meses do lançamento do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (NUAVV), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) já apresenta um trabalho significativo. Dezoito vítimas indiretas foram acolhidas pela equipe multidisciplinar do núcleo e dirigidas a serviços de assistência psicológica e a equipamentos de serviço social do Município de Natal. O projeto ainda registrou 30 atendimentos (presencial e por telefone), além de ter buscado contato com outros órgãos, ter feito visitas técnicas e analisado processos judiciais, entre outras atividades como a participação em diversos programas jornalísticos.

“O Núcleo iniciou suas atividades concentrado na realização de suas primeiras metas, que eram entregar um serviço de qualidade e tornar-se conhecido junto ao seu público-alvo. A procura e a resposta dos familiares aos primeiros atendimentos indicam que o NUAVV está na direção certa. Isso é resultado do envolvimento da equipe, sempre empenhada em assegurar direitos à família que sofre o luto por morte violenta”, avaliou o coordenador do NUAVV e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Criminal), Vinícius Leão.

O NUAVV foi implementado sob a forma de projeto-piloto, com sede em Natal, sendo um desdobramento do projeto institucional chamado “Depois do Vazio”. Como o próprio nome do NUAVV explica, o objetivo é concretizar, no âmbito do MPRN, os núcleos de apoio aos familiares das vítimas de violência letal e intencional de forma regionalizada, de modo a cobrir todo o estado do Rio Grande do Norte.

O MPRN firmou termos de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) e com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas/Natal). Em fase de tratativas, está a celebração de acordos de cooperação técnica com outras instituições.

O NUAVV está vinculado ao Gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, tem sede na capital potiguar, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária. O serviço funciona de 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, nas sextas-feiras. O Núcleo também pode ser contatado pelo e-mail: nuavv@mprn.mp.br e pelo telefone/whatsapp (84) 99972-5351.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo