Home » Notícias » Pessoa Idosa » MPRN reúne profissionais da assistência social para debater inclusão digital de pessoas idosas

MPRN reúne profissionais da assistência social para debater inclusão digital de pessoas idosas

Iniciativa busca fomentar iniciativas para viabilizar a inclusão digital de pessoas idosas atendidas em serviços do SUAS
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Caop Inclusão e da 42ª Promotoria de Justiça de Natal, realizou uma capacitação voltada para profissionais da assistência social buscando promover a inclusão digital de pessoas idosas. O evento aconteceu nesta quinta-feira (24), no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Candelária. A palestra foi ministrada por Isabel Dillmann Nunes, pesquisadora do Instituto Metrópole Digital/UFRN.

A iniciativa reuniu gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselheiros setoriais e equipes atuantes em centros de convivência de pessoas idosas, centros-dia, centros de referência da assistência social e outros equipamentos públicos que ofertam serviços socioassistenciais a pessoas idosas.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Inclusão, o promotor de Justiça Guglielmo Soares, explica que a instituição percebeu a necessidade de realizar um debate com os órgãos de assistência social a respeito da inclusão digital de pessoas idosas. “Estamos contando com a parceria do Instituto Metrópole Digital, que tem experiência ampla, consolidada já de vários anos, na formação de turmas de pessoas idosas para o manuseio de celulares e o uso da internet, explicando exatamente quais são os riscos de se utilizar as mídias digitais, qual a melhor maneira de interagir pela internet e com isso fazer com que as pessoas idosas possam melhor exercer os seus direitos e também nos ambientes virtuais, onde todos estamos inseridos”, registrou.

A pesquisadora Isabel Dillmann Nunes, do Instituto Metrópole Digital da UFRN, apresentou o Proeidi – Projeto de inclusão digital para pessoas idosas. A palestra abordou ainda temas como o impacto da tecnologia na vida das pessoas idosas, ferramentas e aplicativos úteis para o dia a dia, segurança online e dicas para o ensino do uso de smartphones para pessoas idosas.

“A inclusão digital da pessoa idosa é essencial até para os serviços públicos que a gente tem hoje em dia, para a autonomia da pessoa idosa, para a sua independência. Então, a ideia de conhecer a tecnologia digital, trabalhar com a tecnologia digital sozinho, dá a essa pessoa a certeza de pertencer a esse mundo que hoje é uma realidade”, explica a pesquisadora.

Na ocasião, representantes da Secretaria de Assistência Social de Felipe Guerra apresentaram a experiência vivenciada no Município com um projeto relacionado à inclusão digital de pessoas idosas, que iniciou à época da pandemia de covid-19, e que posteriormente veio a ser ampliado, sendo discutidas, ao final, possíveis parcerias para a replicação e consolidação de projetos como esse.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo