Home » Notícias » Criminal » MPRN reúne em Natal gestores de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

MPRN reúne em Natal gestores de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

XV Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab) ocorre nesta terça (24) e quarta-feira (25), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça
Compartilhar
Imprimir
Imagem da procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, presidindo a mesa de abertura do XV Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) está sediando nesta terça (24) e quarta-feira (25) o XV Encontro de Gestores da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (Rede-Lab). O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), está sendo realizado na sede do MPRN, em Natal e conta com a participação de representantes de unidades de 50 Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) de todo o país.

O coordenador da REDE-LAB, Carlos Renato Xavier de Resende, explica que o Encontro é realizado anualmente e reúne presencialmente os diretores e coordenadores dos LAB-LD. “Este é o principal encontro de trabalho da Rede, é a oportunidade em que são debatidos os temas comuns mais relevantes para os laboratórios e traçadas as ações que serão desenvolvidas colaborativamente no ano seguinte”, ressaltou.

“O 15º Encontro é uma oportunidade relevante para troca de experiências e alinhamento de práticas. É o momento de gestores dos laboratórios compartilharem as boas práticas e indicarem a necessidade de melhorias em determinados procedimentos”, destacou o promotor de Justiça e coordenador do LAB-LD do MPRN, Augusto Carlos Rocha de Lima.

O encontro tem como objetivo promover a integração, a cooperação e o compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas de análises e informações técnicas e experiências entre os integrantes da Rede, além de discutir as prioridades de atuação para 2024.

O Encontro conta ainda com a participação de representantes do Banco Central do Brasil e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que ministrarão palestras sobre “A utilização do DREX e os reflexos nos afastamentos de sigilos bancários” e “A prevenção à Lavagem de Dinheiro frente ao uso de novas tecnologias de pagamentos”.

A Rede-LAB

É uma rede de articulação institucional composta pelo conjunto dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) – unidades especializadas em análises de grandes massas de dados para uso em investigações criminais e outros procedimentos, com finalidade de combater a lavagem de dinheiro, a corrupção, o crime organizado e outros crimes relacionados. As unidades de LAB-LD estão instaladas em cada Polícia Judiciária e Ministérios Públicos e conta também com unidades em outros órgãos parceiros. A coordenação da rede é exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, vinculado à Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo