Home » Notícias » Cidadania » MPRN recomenda reserva de vagas para pessoas com deficiência em seleção de residência médica do Estado

MPRN recomenda reserva de vagas para pessoas com deficiência em seleção de residência médica do Estado

Secretaria de Saúde do Estado precisa apresentar a justificativa legal para a definição de vagas mínimas
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendação que sejam suspensas etapas de uma seleção de residência médica para a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesap). O MPRN quer garantir a reserva legal de vagas destinadas às pessoas com deficiência (PcD), de forma ampla e em consonância com a legislação que regulamenta o certame. A recomendação foi publicada no Diário Oficial, desta terça-feira (10), e estabelece prazo de cinco dias para o envio de informações sobre a definição mínima de vagas para os PcDs.

O MPRN identificou que o edital unificado de residências médicas (01/2024), após retificação, define que só haverá reservas para pessoa com deficiência caso o número de vagas seja igual ou maior do que cinco candidatos. Assim, o Estado precisa fundamentar legalmente essa escolha, uma vez que a Constituição Federal garante a reserva do percentual para PcDs para cargos públicos.

A recomendação destacou ainda que mesmo quando o processo seletivo acontece em um âmbito regional ou por especialidade o percentual “não implicará em redução do número de vagas destinadas às pessoas com deficiência”. E menciona decretos encontrados, inclusive, no próprio edital que determinam que o percentual mínimo será observado em caso de aproveitamento de vagas remanescentes e também na criação de cadastro de reserva.

A pasta também deve informar quando e como se deu a divulgação da criação da reserva de uma das vagas para a residência em neonatologia e qual foi o período de prorrogação das inscrições do concurso. Em caso de não acatamento da recomendação, o MPRN poderá adotar medidas legais necessárias a fim de assegurar a sua implementação.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo