Home » Notícias » Pessoa Com Deficiência » MPRN recomenda que Prefeitura inclua acessibilidade na concessão para exploração do Sistema de Transporte Coletivo de Natal

MPRN recomenda que Prefeitura inclua acessibilidade na concessão para exploração do Sistema de Transporte Coletivo de Natal

Prefeitura e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana têm 30 dias para implementar medidas orientadas
Compartilhar
Imprimir
Imagem de um cadeirante, em uma parada de ônibus

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Prefeitura de Natal que inclua expressamente no edital de licitação para a concessão e permissão de exploração do Sistema de Transporte Coletivo Urbano a necessidade de os veículos serem acessíveis. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (30).

Com a medida, o MPRN busca garantir a inclusão e a mobilidade de todos os cidadãos, especialmente aqueles que utilizam cadeiras de rodas ou têm mobilidade reduzida. A acessibilidade é um direito fundamental e a sua promoção contribui para uma cidade mais justa e igualitária.

O Decreto nº. 5.296/04 e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exigem que os serviços de transporte coletivo sejam acessíveis e que os profissionais sejam qualificados para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A Lei Brasileira de Inclusão reforça essa necessidade, considerando todos os aspectos do serviço de transporte como parte integrante da acessibilidade.

O Ministério Público concedeu um prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Natal envie à 9ª Promotoria de Justiça a comprovação da implementação da medida recomendada. A expectativa é que a recomendação seja acatada e que as mudanças necessárias sejam feitas para melhorar a qualidade do transporte coletivo em Natal.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo