Home » Notícias » Educação » MPRN recomenda ao Estado que elabore um plano de acessibilidade para escolas estaduais de Currais Novos

MPRN recomenda ao Estado que elabore um plano de acessibilidade para escolas estaduais de Currais Novos

Plano deve indicar ainda os prazos para que sejam realizadas as adequações
Compartilhar
Imprimir
Imagem de pessoa em cadeira de roda em um corredor

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura a elaboração de um plano de adaptação e acessibilidade nas unidades escolares estaduais situadas em Currais Novos. Foi fixado um prazo de 30 dias para o atendimento à recomendação.

Com isso, o MPRN visa garantir que as escolas cumpram as exigências do Decreto Federal nº 5.296/04 e as normas técnicas da ABNT que asseguram um ambiente inclusivo para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

O plano deve contemplar a adaptação de diversos espaços escolares, incluindo salas de aula, bibliotecas, pátios e banheiros. Todas as áreas precisam ser acessíveis e estarem adequadas conforme as especificações técnicas.

Entre as medidas solicitadas estão a instalação de rampas de acesso, de plataformas móveis para deslocamento vertical e de pisos táteis e direcionais, além de escadas com corrimãos e a sinalização de vagas reservadas em estacionamentos, quando disponíveis.

O MPRN requer informações detalhadas sobre as ações administrativas tomadas para atender a essas exigências ao final do prazo estipulado. Caso a recomendação não seja cumprida, o Ministério Público poderá tomar medidas legais adicionais, incluindo o ajuizamento de ação civil pública.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo