Home » Notícias » Educação » MPRN recomenda adoção de busca ativa escolar em Monte das Gameleiras

MPRN recomenda adoção de busca ativa escolar em Monte das Gameleiras

Levantamento do TCE apontou que 35 cidades do RN não realizam busca ativa para oferta de creches
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Municipal de Educação de Monte das Gameleiras que adote as medidas necessárias para promover a Busca Ativa Escolar, plataforma disponibilizada pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23) e fixa prazo de 30 dias para adoção de providências.

Na recomendação, o MPRN registra o impacto da pandemia da Covid-19 na educação no Brasil, resultando na suspensão das aulas presenciais e na adoção de modalidades de ensino não presencial, o que aumentou os riscos de desengajamento dos estudantes e ampliou as desigualdades educacionais.

Além disso, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte realizou um estudo sobre a oferta de vagas em creches pelos municípios do RN, no qual constatou que de 144 cidades, 35 não realizam busca ativa de crianças até 3 anos e 11 meses, entre elas está Monte das Gameleiras.

O MPRN aponta que a busca ativa escolar é uma estratégia legítima de mobilização social, cujo objetivo é assegurar o acesso a bens e serviços públicos para as camadas mais vulneráveis da população. O órgão aponta ainda que as escolas devem estabelecer uma articulação efetiva com a família e a sociedade, promovendo processos de integração, como informar aos pais, mães ou responsáveis legais sobre a frequência dos alunos.

O prazo para que a Secretaria Municipal de Educação de Monte das Gameleiras tome as providências recomendadas é de 30 (trinta) dias. Caso contrário, o MPRN poderá tomar as medidas cabíveis, inclusive pela via judicial.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo