O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou nesta quarta-feira (8) de uma reunião para apresentação de uma campanha assinada pela Executiva Agência de Comunicação (Execom) para prevenção de acidentes de trânsito. A nova campanha do Governo do Estado e do Detran/RN foi lançada recentemente e tem foco na prevenção de acidentes que envolvem motociclistas.
Estiveram presentes as promotoras Iara Maria (Saúde), Danielle Veras (Cidadania), Rosane Moreno (Saúde), Iveluska Lemos, (Cidadania) e a subprocuradora do Trabalho Ileana Neiva, que junto a Odemar Neto (Sócio Diretor da Execom) e Ismar Paiva, coordenador de atendimento da agência, abordaram as peças e estratégia adotada.
Segundo Odemar Neto, a campanha vem em boa hora para tentar estancar o número alarmante de acidentados, trazendo o conceito publicitário “perder tempo na rua é perder tempo na vida”.
Também segundo a subprocuradora do Trabalho, Ileana Neiva, “muitos acidentes de trânsito são, também, acidentes de trabalho, sendo necessário conscientizar a população que a pressão para entregas rápidas e a baixa remuneração do serviço faz com que os motociclistas corram para pegar mais pedidos e trabalhem em extensas jornadas de trabalho, alguns chegando a cochilar de cansaço em cima das motos”, observou.
Já a promotora de Justiça. Iara Pinheiro, acrescentou que “a campanha da Execom para o Governo do Estado que visa promover mais saúde e segurança no trânsito, especialmente para o motociclista, está bem dentro do escopo da atuação do Ministério Público Estadual por meio do projeto Trânsito Cidadão”.
As promotoras, que atuam em áreas relacionadas à segurança no trânsito e saúde pública, também analisaram os dados fornecidos pelo Detran sobre o aumento significativo nas ocorrências de acidentes, especialmente entre condutores desse tipo de veículo. Todos concordam que o cenário leva à necessidade de revisar e intensificar as estratégias de ação e comunicação já em prática. Entre as medidas em pauta, estão o fortalecimento das ações educativas e a ampliação do alcance das mensagens por meio de diferentes plataformas de comunicação, incluindo mídias digitais, rádio, TV, e ações de impacto em locais de grande circulação.
A preocupação das promotoras com a segurança dos motociclistas foi evidenciada durante a reunião, quando destacaram a relevância de uma abordagem mais enfática e educativa para conscientizar os condutores sobre os riscos e as responsabilidades no trânsito. A Execom e o Governo do Estado por meio da Assecom (Sec de comunicação) , assim, reafirmam o compromisso em trabalhar de forma integrada com o Ministério Público para garantir a eficácia da campanha.