O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa) e do Núcleo de Práticas Autocompositivas (NPA) das Promotorias de Justiça de Família de Natal, participou da Mostra voltada para o problema do bullying e o enfrentamento dos conflitos escolares realizada nesta sexta-feira (14) no Colégio Marista.
O MPRN propôs a reflexão sobre a temática “Briguei e agora?” para alunos do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino, destacando as práticas restaurativas como possibilidade de encontros com potencial para reduzir a violência escolar.
Os integrantes da instituição conversaram com os alunos sobre brincadeiras de turma que podem desencadear conflitos e como tornar a escola um ambiente mais seguro a partir do aprendizado sobre como resolver as divergências de forma mais pacífica.
Toda a comunidade escolar pode ser protagonista de práticas restaurativas, que são meios de aprofundar as relações, valorizando o diálogo, considerando as motivações, sentimentos e necessidades, tendo como foco um espaço empático, respeitoso e seguro.