Natal ganhou um Centro de Referência para Crianças e Adolescentes em Situação de Violência – Projeto Abraçar. O equipamento é fruto de uma parceria do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Prefeitura do Natal, do Instituto Técnico e Científico de Perícia (Itep) e da Polícia Civil potiguar. O serviço será ofertado dentro das dependências do Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto (HMAIP).
A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso, destacou que a medida deverá contribuir no enfrentamento à situação de violência contra crianças e adolescentes. Fala que foi reforçada pelo promotor de Justiça Manoel Onofre Neto, com atribuição na área da Infância e Juventude. O representante ministerial afirmou que a instalação do CRC representam um avanço importante pois coloca crianças e adolescentes como prioridade.
O Centro visa contribuir para detectar, notificar, cuidar, minimizar e prevenir situações de revitimização às pessoas de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, em situação de violência desenvolvendo uma prática interdisciplinar, garantindo-lhes a integralidade do cuidado. A equipe multiprofissional é composta por médico pediatra; enfermeiro; técnico de enfermagem; assistente social; psicólogo e farmacêutico.
O serviço terá atuação integrada à Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), ao Conselho Tutelar, ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e aos demais serviços da rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, além do Itep e do próprio MPRN.


