Nesta semana, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) e a 45ª Promotoria de Justiça de Natal vão representar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em dois eventos sobre a área. O primeiro é o Simpósio “Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano: Um Desafio de Governança Multinível”, de 11 a 14 de abril; e o segundo é a I Conferência Potiguar do Clima, de 13 a 15 de abril.
Clima e Meio Ambiente no Contexto Urbano
O simpósio faz parte do Projeto Klimapólis, desenvolvido em São Paulo e no Rio Grande do Norte, e acontecerá no Praiamar Hotel & Convention, Ponta Negra. Além disso, os Governos brasileiro e alemão são parceiros do projeto.
O evento vai contar com a participação da Universidade Mackenzie (SP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), instituições alemãs, representantes de setores públicos de Natal e do Estado, organizações não governamentais e legisladores.
A proposta é abrir o debate entre os pesquisadores da área com os atores envolvidos na gestão pública e com representantes da sociedade e contará com a participação da 45ª Promotoria de Justiça de Natal, de titularidade da promotora de Justiça Gilka da Mata.
Conferência Potiguar do Clima
A Conferência será realizada no auditório da reitoria da UFRN e pretende reunir especialistas das quatro universidades públicas no estado, representantes de cada um dos 167 municípios do RN, além de estudantes e ambientalistas. Também estarão presentes, Secretários Municipais de Meio Ambiente, que participarão do 2º Encontro Regional ICLEI Nordeste. O Caop Meio Ambiente se fará presente na ocasião.
A iniciativa busca discutir os desafios e possibilidades de mitigação da degradação ambiental, especialmente no semiárido nordestino. O tema principal da COP, nesta primeira edição, será a urgente necessidade de rearborização do semiárido, frente à desertificação crescente e à elevação da temperatura.