Home » Notícias » Pessoa Com Deficiência » MPRN obtém decisão judicial que abre precendente nacional na defesa dos direitos fundamentais de acessibilidade

MPRN obtém decisão judicial que abre precendente nacional na defesa dos direitos fundamentais de acessibilidade

Segunda Câmara Cível do TJRN reafirmou que o Estado é o responsável pela gestão das reformas; decisão garante a acessibilidade na Escola Estadual Luiz da Câmara Cascudo
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve uma decisão histórica que inaugura jurisprudência a respeito dos direitos fundamentais de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça Potiguar (TJRN) anulou uma determinação do Juízo da Fazenda Pública que exigia que o MPRN apresentasse o cronograma físico-financeiro para obras de acessibilidade de unidades públicas em ações civis públicas e ações de execução de título executivo extrajudicial.

O caso trata da Escola Estadual Luiz da Câmara Cascudo. A decisão reconhece que o Estado é o responsável pela elaboração e juntada aos autos, desse documento.

O MPRN havia questionado a exigência do cronograma, alegando que tal demanda invertia o ônus da prova, tumultuava o processo e causava atraso na execução de obras essenciais para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O cronograma físico-financeiro é um documento técnico, tipicamente relacionado aos processos licitatórios, e, portanto, de responsabilidade do Estado e não do Ministério Público.

A Segunda Câmara do TJRN apontou a incompatibilidade da exigência com a função ministerial e com os direitos fundamentais de acessibilidade. A determinação, portanto, reforça que o Ministério Público deve atuar como fiscalizador, e que as funções administrativas de gestão e execução das obras competem ao Estado.

O MPRN considerou este um precedente judicial que facilitará a luta por acessibilidade em outros processos, evitando retrocessos em futuras demandas.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo