Home » Notícias » Meio Ambiente » MPRN obtém acordo judicial para regularizar operação de Estação de Tratamento de Esgotos na Rota do Sol

MPRN obtém acordo judicial para regularizar operação de Estação de Tratamento de Esgotos na Rota do Sol

Caern e Idema assumiram compromissos perante o MPRN e a Justiça potiguar para manter a operação em conformidade com as normas ambientais
Compartilhar
Imprimir
Imagem da Estação de Tratamento de Esgotos de Ponta Negra, em Natal.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve um acordo judicial para regularizar a operação da Estação de Tratamento de Esgotos Ponta Negra/Rota do Sol. O acordo foi firmado entre o MPRN, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e já foi homologado pela Justiça potiguar.

No dia 28 de junho passado, a Caern depositou em juízo uma caução correspondente ao valor estimado de R$ 8,5 milhões como contrapartida para as obras e instalação do emissário, das Estações Elevatórias de Esgotos (EEE) e de todos os equipamentos destinados a transferir os efluentes que são encaminhados para a ETE Ponta Negra/Rota do Sol de forma ambientalmente adequada para o estuário do rio Potengi/Jundiaí.

Já o Idema deverá conceder uma Autorização Especial, em regime emergencial, para que a Caern lance os efluentes tratados na “terceira área” de infiltração. A autorização é condicionada à implantação de todos os dispositivos de transferência dos efluentes mencionados no item 1 do acordo. A transferência deve ocorrer no prazo máximo de três anos, contados a partir da concessão da autorização especial.

O acordo também prevê que a Caern adote todas as providências determinadas pelo Idema para evitar novos acidentes na área de influência da ETE e repare todos os danos ambientais previstos no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), após aprovação do órgão ambiental. O Idema ainda precisará realizar um monitoramento mensal da ETE Ponta Negra/Rota Sol e informar ao juízo sobre a situação da operação da ETE e da infiltração dos efluentes.

Este acordo foi obtido após o MPRN propor uma ação civil pública com pedido de liminar contra o Idema e a Caern. O objetivo da ação era garantir que a operação da Estação de Tratamento de Esgotos Ponta Negra/Rota do Sol estivesse em conformidade com as normas ambientais. Após a realização de audiências para tentar obter uma conciliação, as partes chegaram ao acordo que foi homologado pela Justiça.

Com este acordo, o MPRN espera garantir que a operação da Estação de Tratamento de Esgotos Ponta Negra/Rota do Sol seja regularizada e que os danos ambientais sejam reparados.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo