O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promove até a próxima quinta-feira (27) mais uma turma do curso de capacitação em investigação cibernética para policiais civis de Natal e região metropolitana da capital potiguar. O curso, que começou nesta terça-feira (25), está sendo realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol), no bairro da Cidade da Esperança.
Esta é a quarta turma do projeto e está contando com a adesão de 50 policiais civis, além de 13 integrantes do próprio MPRN, entre policiais e servidores. O curso é ministrado por integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPRN. Já houve outros módulos também em Natal e em Mossoró.
Durante as aulas, são abordados conceitos básicos sobre ciberespaço, provas digitais, ferramentas de apoio, estudo de casos e aspectos práticos da investigação cibernética. A capacitação também disponibiliza atividades práticas.
A iniciativa visa capacitar os policiais para coletar provas de crimes cometidos no ciberespaço, principalmente nas redes sociais. O trabalho é resultado de uma parceria entre o MPRN e a Polícia Civil do RN para compartilhar conhecimentos e técnicas de investigações cibernéticas.


