Home » Notícias » Meio Ambiente » MPRN encerra ciclo de seminários sobre energia eólica

MPRN encerra ciclo de seminários sobre energia eólica

Eventos contaram com a participação da sociedade, de universidades, dos municípios e de diversos outros órgãos
Compartilhar
Imprimir
Imagem de um mini-auditório com várias pessoas sentadas, assistindo a uma palestra.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) encerrou nesta sexta-feira (26) uma série de seminários regionais que debateu o uso da energia eólica e as consequências para o meio ambiente e a sociedade. O último seminário, que aconteceu na sede do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRN (Ceaf), em Natal, abordou as questões de licenciamento, aspectos econômicos e espaciais dos parques eólicos.

“Hoje fechamos o ciclo dos três seminários planejados para discutirmos e qualificar o tema das instalações de parques eólicos no RN. Então, tentamos ouvir os atores envolvidos, o MPRN como um mediador dessa interlocução, chamando todos os setores”, frisou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caop/MA), promotora de Justiça Rachel Germano, ressaltando a importância de aprofundar o conhecimento sobre a realidade do verde e sensibilizar sobre alguns aspectos que precisam ser aperfeiçoados.

A procuradora do Estado na área ambiental, Marjorie Madruga, avaliou que havia uma carência de discussão envolvendo prefeitos, a população, as universidades e os outros órgãos para um problema que vem sendo enfrentado há mais de 10 anos no Estado do Rio Grande do Norte. “Então esses debates são riquíssimos. Participei dos três seminários: em Macau, em Caicó e agora aqui em Natal, e houve uma participação muito grande, muito intensa e com muito compromisso”, contou.

O seminário contou com a participação de importantes instituições e especialistas no assunto, como o Idema, o Iphan, a UFRN, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a ABEEólica.

Por mais sustentabilidade

O crescimento significativo dos empreendimentos de energia eólica na região levaram o Caop-MA a buscar o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre a temática O principal interesse é aprimorar as práticas de instalação e operação dos parques eólicos, visando a sustentabilidade socioambiental.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo