O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, nesta segunda-feira (24), na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, uma reunião de apresentação do projeto “Trânsito Cidadão” aos gestores do órgão de mobilidade urbana de Natal (STTU) e à chefia de gabinete do prefeito. A Intenção foi de apresentar aos novos gestores o projeto na busca da construção de consensos para uma atuação mais resolutiva e integrada para o trânsito com foco na redução de acidentes envolvendo vítimas.
Participaram da reunião a subprocuradora-geral do MPT Ileana Neiva, a 49ª Promotora de Justiça de Natal, Danielle Veras; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Caop CIDADANIA, Iveluska Lemos; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Caop SAÚDE, Rosane Pessoa; a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Jódia Melo; o secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Natal, Sérgio Freire, e Newton de Souza Pereira Filho, Secretário Adjunto da STTU/NATAL.
Durante o encontro, o Ministério Público Estadual reforçou a necessidade de uma atuação para a implementação de uma política de segurança no trânsito, com melhoria da sinalização das vias, fiscalização e aperfeiçoamento dos dados estatísticos que têm provocado o aumento da acidentalidade no trânsito no município de Natal. Entre as questões discutidas foram destacadas o aperfeiçoamento das estruturas necessárias à fiscalização no trânsito, feitura de plano de ação e cronograma para o diagnóstico e melhoria da sinalização viária, atuação junto aos motociclistas e motofretistas, notadamente quanto à implementação de medidas para a redução dos acidentes de trânsito/acidentes de trabalho, regramentos da atividade, capacitação e fiscalização .
A subprocuradora-geral do MPT, Ileana Neiva, ressaltou, na oportunidade, a importância do compartilhamento da responsabilidade para melhorar o trânsito na cidade: “Muitos sinistros de trânsito são, na verdade, acidentes de trabalho, por isso é preciso conscientizar e envolver as empresas, além do poder público e os trabalhadores. Nesse sentido, já nos reunimos com representantes do comércio, serviços e hotelaria para sensibilizar o setor também sobre os impactos na saúde pública dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas”.
Trânsito Cidadão
O projeto é uma iniciativa do MPRN e MPT-RN que busca desenvolver e incentivar campanhas e ações para a redução de lesões e mortes no trânsito por meio de medidas administrativas. A iniciativa entende que os acidentes de trânsito e de trabalho representam não só um risco à vida de passageiros, condutores, pedestres e trabalhadores, como também são um fator agravante para a saúde pública, pois geram elevados custos financeiros em razão do alto número de vítimas que são socorridas pela urgência pública.
Confira mais detalhes do projeto: