O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) foi reconhecido na premiação dos destaques no Diagnóstico de Destreza Digital, organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE).
A premiação ocorreu durante o Enastic MP, evento sobre inovação e tecnologia no Ministério Público, realizado semana passada em Fortaleza. A DTI do MPRN foi premiada na categoria Cultura de TI, a dimensão que mede a capacidade de inovação e adaptação das instituições.
Ainda no Enastic, a DTI do MPRN também apresentou o projeto Genius, de inteligência artificial, e os Painéis do Plano Anual de Contratação (PCA), que são usados para acompanhar as contratações do MPRN e as suas diversas fases, como estudo técnico, construção de termo de referência, licitação e contratação.
O Enastic MP, promovido pelo CNMP em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Judiciário Exponencial (J.Ex), reuniu especialistas e gestores para debater soluções digitais que impulsionam a modernização e a integração das unidades do MP. Um dos pontos altos do evento foi a premiação que reconheceu os Ministérios Públicos que mais avançaram no processo de transformação digital.
O Diagnóstico de Destreza Digital avalia a Destreza Digital, conceito que combina abertura à inovação com a implementação efetiva e a governança de iniciativas tecnológicas. A avaliação considera oito dimensões: Estratégia Digital, Serviços ao Cidadão, Pessoas, Governança, Liderança, Operações, Cultura e Tecnologia.
Outros reconhecimentos
Além do reconhecimento no Enastic MP, a DTI do MPRN conquistou dois prêmios na 8ª edição do Congresso de Inovação e Tecnologia do MP, realizado em Brasília, em 2024. A DTI do MPRN ficou em primeiro lugar nas categorias Pessoas: posições chave para adotar e promover a inovação digital; e Tecnologia: adoção e otimização de ferramentas tecnológicas.
O congresso e a mostra foram uma realização da Estratégia Nacional do MP Digital e da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, em parceria com o MPDFT.

