Reunião contou com as presenças do coordenador do Caop-Inclusão e da 42ª Promotora de Justiça de Natal
Na última segunda-feira, o Centro de Apoio às Promotorias da Inclusão (Caop-Inclusão) e a 42ª Promotoria de Justiça de Natal se reuniram com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cedepi) para discutir questões importantes relacionadas à população idosa do Rio Grande do Norte.
Dentre os assuntos abordados, destacam-se a elaboração do Plano Estadual da Pessoa Idosa do RN e a proposta de acolhimento regional de pessoas idosas, que vem sendo planejada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
A reunião também tratou da atuação do Conselho e do Ministério Público na área da pessoa idosa, visando implementar políticas públicas efetivas para esse segmento populacional, em especial em favor do público mais vulnerável e hipossuficiente. O objetivo é prevenir situações de violação de direitos e viabilizar o acesso a políticas públicas, a exemplo do atendimento de pessoas idosas em centros dia e o acolhimento em instituições de longa permanência (os conhecidos abrigos de idosos).
O encontro contou com a presença da 42ª promotora de Justiça de Natal, Suely Nobre, e com os membros do conselho Gustavo Brito e Luiza Medeiros, além do coordenador do Caop-Inclusão, Guglielmo Castro. A reunião foi mais um passo importante na implementação de uma atuação ministerial articulada com outros órgãos da rede de proteção à pessoa idosa, na busca por políticas públicas mais resolutivas em favor da população idosa no Rio Grande do Norte.