O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou nesta segunda-feira (13) uma capacitação em investigação cibernética para delegados e agentes da Polícia Civil potiguar. O primeiro módulo do curso está sendo ministrado na sede da Academia de Polícia Civil do RN (Acadepol) e conta com a participação de 30 pessoas. O curso segue até a próxima quarta-feira (15).
Segundo a promotora de Justiça e coordenadora de Investigações Especiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Engrácia Monteiro, o curso proporciona uma troca de experiência e de informações entre as duas instituições para que as investigações caminhem de forma correta e sejam concluídas com sucesso. “O momento de coleta de provas é extremamente importante e isso será bem enfatizado durante a capacitação. Com uma investigação tendo as provas bem preservadas e feita de forma correta, toda a população do Rio Grande do Norte é que sai ganhando”, afirma.
O curso é composto de uma parte teórica, quando são apresentados conceitos básicos relacionados ao ciberespaço, provas digitais, ferramentas de apoio na identificação e coleta de provas no meio cibernético, e de uma parte prática, com estudo de casos e exercícios com aspectos práticos da investigação cibernética. O MPRN realiza investigações cibernéticas desde o ano de 2017.
De acordo com a diretora da Academia de Polícia Civil do RN, a delegada Dulcineia Costa, a parceria com o MPRN é importante para o aperfeiçoamento do conhecimento dos policiais civis. “Da mesma forma que a criminalidade vem utilizando os recursos tecnológicos, também temos que nos atualizar mais ainda para enfrentar de forma satisfatória esse tipo de crime bastante presente na sociedade atualmente”, destaca.


