O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu uma palestra de divulgação do projeto “MP com Elas”, voltado para o cuidado com mulheres que exercem a maternidade solo. O encontro foi realizado nesta terça-feira (25), no Núcleo Desenvolve, clínica especializada na integração comportamental, localizada no Arena das Dunas. A iniciativa é do Núcleo de Práticas Autocompositivas de Família (NPA Família/Natal) com apoio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA).
Na palestra foram abordadas as técnicas da comunicação não-violenta (CNV) pela secretária executiva do NUPA, Evelyne Cerqueira. A profissional explicou que o “MP com Elas” visa acolher, com respeito e sensibilidade, a mãe que é responsável absoluta ou quase em sua totalidade pelos cuidados diários, criação e provimento de seus filhos utilizando a CNV e os círculos de diálogos. Estes são considerados espaços seguros para as mulheres inseridas neste contexto.
A proposta também objetiva formar uma rede de apoio capaz de contribuir para fortalecer emocionalmente essas mães. E ainda, em sendo o caso, encaminhar a mulher para os serviços de atendimento necessários.
O projeto é coordenado pela promotora de Justiça Ana Carolina Lucena de Freitas Sindeaux, e tem como coordenadora adjunta a promotora de Justiça Andrea Sousa Mariz de Faria. Também integram o “MP com Elas” a assistente ministerial Evelane Vieira, as facilitadoras Neylane Santos de Menezes, Malena Targino de Oliveira e Francymare Silverio Pereira Bezerra.
Participaram da palestra de divulgação do projeto as estagiárias de graduação em Psicologia Ilana Beatriz Flores e Lizânia Patrícia Torres Trajano de Souza.
A próxima edição do projeto será uma palestra prevista para o CREAS, mês que vem.
