O Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da área criminal (Caop Criminal), realizou nesta quinta-feira (3) um curso voltado para as forças de segurança de Santa Cruz e região. A capacitação faz parte do X MPRN Perto de Você e abordou a importância do isolamento e da preservação de provas em locais de crimes.
A capacitação apresenta procedimentos e rotinas práticas que visam auxiliar a melhor coleta de provas no momento da investigação de um assassinato. O curso é ministrado pelo promotor de Justiça Vinicius Lins, coordenador do Caop Criminal, o delegado da polícia civil Marcos Vinícius, titular da Diretor de Polícia Civil da Grande Natal (DPGran), e por Vitor Dias, perito do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep).
Na plateia, policiais militares, primeira resposta a casos de crimes desse tipo, prestavam atenção atentamente ao que era apresentado. “A capacitação vale muito a pena por várias situações. Uma delas é a união das instituições, tanto do Ministério Público como Polícia Civil e Polícia Militar, que sempre trabalham juntos na realização das investigações”, registra o Ten-Cel Aderlan Bezerra, presente no evento.
“Estamos passando por uma troca com pessoas que têm larga experiência em locais de crime. E teve essa interação que foi fundamental dos três órgãos que compõem normalmente o local de crime, para lembrarmos da importância do depois. Tudo que é apurado naquele momento é levado ao Ministério Público para auxiliar na comprovação do delito”, registrou o delegado Aroldo Chaves, titular da delegacia de Santa Cruz.
O coordenador do Caop Criminal, promotor de Justiça Vinicius Lins, celebra o sucesso do momento, registrando que a capacitação foi realizada em todas as edições do projeto MPRN Perto de Você. “A gente sai com a sensação, com a impressão de que os policiais carregam agora conhecimentos novos e úteis para o desempenho dessa atividade de isolamento e preservação”, registra o promotor de Justiça Vinicius Lins, coordenador do Caop Criminal.











