Home » Notícias » NUPA - Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição » Com participação do MPRN, Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no Estado realiza primeira reunião

Com participação do MPRN, Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no Estado realiza primeira reunião

No final do ano passado, o Ministério Público Estadual firmou cooperação para difundir a abordagem nas políticas públicas estaduais
Compartilhar
Imprimir
Imagem de várias pessoas, em uma reunião, sentadas em um semi-círculo.

O Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no Estado realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (20), no auditório da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), no Centro Administrativo. Com articulação do Ministério Público do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado firmou cooperação com a instituição, no final do ano passado, para ações de fortalecimento, difusão e implementação da abordagem da justiça restaurativa nas políticas públicas estaduais.

A primeira reunião do Comitê Gestor contou com participação, por parte do MPRN, da secretária Executiva do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA), Evelyne Cerqueira, e da Assistente Ministerial do NUPA, Iracilde Rodrigues, além da 49ª Promotora de Justiça de Natal, com atribuições na defesa da cidadania, Maria Danielle Simões Veras Ribeiro.

A interlocução do MPRN com o Governo acontece desde meados de 2020, por intermédio da Promotoria de Cultura e Cidadania de Natal e do NUPA. A reunião contou também com a presença, entre outros, da secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Olga Aguiar de Melo, e da coordenadora do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CONSEPPIR), Giselma Omilé.

O Comitê Gestor foi formado por designação através de portaria publicada no último mês de maio e é formado, entre outros, por representantes também de outras secretarias de Estado, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Defesa Social — da Fundase, e da Defensoria Pública.

Segundo a Secretária-Executiva do NUPA, Evelyne Cerqueira, essa primeira reunião do Comitê Gestor serviu para alinhar a operacionalização das ações previstas, cronograma e dinâmicas de trabalho.

O MPRN promoveu essa articulação com o objetivo de sensibilizar e promover um diálogo sobre a Justiça Restaurativa e a aplicabilidade de suas práticas para a solução de conflitos e prevenção de violências que atravessam o cotidiano dos órgãos e serviços gerenciados pelo poder público estadual.

No termo de cooperação firmado, o MPRN assumiu o compromisso de promover formações em Justiça Restaurativa para instrumentalizar profissionais que atuam no âmbito das políticas públicas.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo