Home » Notícias » Meio Ambiente » Campanha do MPRN para participação cidadã na gestão sustentável da Via Costeira coleta dados até 31 de julho

Campanha do MPRN para participação cidadã na gestão sustentável da Via Costeira coleta dados até 31 de julho

Medida faz parte de um inquérito civil que apura a forma compatível de ocupação da Via Costeira
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá coletar até o dia 31 de Julho as sugestões da população dentro da campanha “Via Costeira Sustentável”. A iniciativa busca estimular a participação cidadã na gestão sustentável da via costeira de Natal. O material foi publicado nas redes sociais da instituição e as sugestões podem ser apresentadas em formulário virtual disponível AQUI.

Promovida pela 45ª promotoria de Justiça de Natal, a campanha alcançou mais de 33 mil visualizações nos perfis oficiais do Ministério Público no Instagram e Facebook. Com uma semana de ativação, centenas de sugestões já foram enviadas, concretizando a participação de atores locais, incluindo setor privado, sociedade civil, instituições de ensino, entre outros para melhoria da qualidade socioeconômica e ambiental da orla marítima da capital potiguar.

A campanha faz parte um inquérito civil que tem o objetivo de investigar a forma compatível da ocupação da Via Costeira diante do processo erosivo do local. “O Plano Diretor de Natal, Lei Complementar 208/2022, ao mesmo tempo que contém prescrições urbanísticas que permitem novas construções na Via Costeira, classifica o local como área com potencial de risco natural – erosão costeira e movimento de massa, que precisa ser estudada e detalhada por um Plano de Redução de Risco”, explica a promotora de Justiça Gilka da Mata, titular da 45ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A iniciativa tem como base o projeto Orla, uma metodologia de planejamento integrado amparada no Decreto 5.300, de 2004, que visa desenvolver mecanismos de mobilização social para gestão integrada e estimular atividades socioeconômicas compatíveis com o desenvolvimento sustentável da orla.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo