Home » Notícias » Saúde » Apodi: cinco TACs visam garantir melhor atendimento e instalações para serviços de saúde

Apodi: cinco TACs visam garantir melhor atendimento e instalações para serviços de saúde

Compartilhar
Imprimir
imagem mostra homem vestindo terno assinando o que seria uma acao

MPRN quer que equipes de saúde das unidades básicas cumpram 40h da jornada semanal e que infraestrutura doa locais sejam melhoradas

A Prefeitura de Apodi firmou diante do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) cinco termos de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) que versam sobre a adoção de diversas medidas de infraestrutura, organização e funcionamento de unidades de saúde, além do Centro Médico da cidade. A iniciativa foi da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, que tem procedimentos extrajudiciais instaurados para investigar cada assunto relacionado aos TACs.

O primeiro TAC tem como responsabilidade assumida pela gestão pública de Apodi garantir a eficiente prestação do serviço público no Centro de Saúde municipal. Isso inclui investimentos na infraestrutura e na organização do local.

O mesmo deve ser providenciado em relação às Unidades Básicas de Saúde de Melancias, de Cruz das Almas e Raimunda Alves da Costa. Sendo que neste caso, um dos pontos mais importantes é que a Prefeitura assegure o cumprimento da carga horária integral de todos os profissionais que compõem as equipes de atenção básica.

Ou seja, a jornada de trabalho terá que seguir rigorosamente as 40 horas semanais para todos os profissionais, inclusive para o médico. Para tal, o Município precisará adotar medidas administrativas para implementar instrumentos minimamente eficientes de controle interno e social do cumprimento da carga horária de trabalho na unidade.

Para o postinho de saúde do Arcão, a principal providência será instalar, em local visível nas salas de recepção ou próximo à entrada da unidade, a identificação e horário de atendimento, mapa de abrangência, com a cobertura de cada equipe, relação dos serviços disponíveis e detalhamento das escalas de atendimento. Também foram compromissos assumidos pela Prefeitura medidas de organização da infraestrutura, como reparos de instalações físicas e manutenção de equipamentos.

Leia os TACs na íntegra, clicando aqui.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo