As ações da campanha “Juntos pela Vida”, que tem como principal objetivo reduzir os sinistros de trânsito envolvendo motociclistas, foram intensificadas durante o mês de abril. No total, mais de 991 motociclistas foram abordados e 246 autuações foram registradas desde o início do mês.
Realizada sob coordenação do Ministério Público em parceria com a Prefeitura do Natal (por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana/STTU e da Secretaria Municipal de Saúde/SMS), com a Polícia Rodoviária Federal, Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e Detran, a campanha reflete o compromisso das instituições com a preservação de vidas e o cumprimento da legislação de trânsito.
As operações foram realizadas em cinco locais distintos de Natal e da Região Metropolitana, entre os dias 4 e 29 deste mês e contaram com efetivo composto por autoridades de trânsito da STTU, CPRE e PRF, além da PMRN. Os motociclistas são o grupo que figura entre os mais vulneráveis no trânsito urbano.
Resumo das Operações
- Número de blitzes| 7 (sete)
- Locais|Ponte Newton Navarro, Av. João Medeiros Filho, Av. Salgado Filho, Av. Coronel Estevam, Prudente de Morais e Av. Omar O’Grady.
- Efetivo| 86 autoridades de trânsito
- Veículos abordados: 991
- Autuações: 246
- Veículos recolhidos: 11 motocicletas
- Principais irregularidades: Condutores sem habilitação, CNH vencida, uso incorreto de capacete e calçados, documentação vencida ou ausente e condução de veículos sem categoria adequada
- Curso de Pilotagem Segura – 1ª Turma: 19 Motociclistas Capacitados
Compromisso com a Vida no Trânsito
As ações fazem parte do programa Vida no Trânsito (PVT) e da estratégia de segurança viária da campanha “Juntos pela Vida”, que integra ações coordenadas de fiscalização, educação e engenharia de trânsito. A atuação conjunta dos órgãos públicos reforça a importância da prevenção e da responsabilidade no trânsito.
A campanha prossegue com outras ações programadas em pontos de grande circulação de motociclistas e realização de cursos de Pilotagem Segura. Mais que autuar, o objetivo é salvar vidas e construir uma cultura de paz no trânsito.