Obras são essenciais para melhoria do rio Pitimbu, que se encontra muito degradado no local
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma vistoria nas obras de drenagem e de esgotamento no bairro Planalto, zona Oeste de Natal. O objetivo foi de acompanhar e entender a situação atual das obras no trecho onde passa o rio Pitimbu, que abastece a população das regiões Sul, Leste e Oeste de Natal. A vistoria foi realizada na semana passada.
As obras de drenagem e de esgotamento no local são essenciais para melhoria do rio Pitimbu que se encontra muito degradado no local em razão do lançamento de esgotos sem tratamento e em razão do recebimento de enxurrada de águas de chuva e de movimentação de areia.
A implantação do sistema de drenagem do bairro, bem como a erradicação ou minoração da voçoroca são determinações contidas em uma sentença judicial de 4 de abril de 2012. A vistoria serviu para a 45ª Promotoria de Justiça de Natal avaliar, no local, o cumprimento da sentença que determinou que o Município implante o sistema de drenagem no Planalto e que adote as medidas para resolver os problemas da voçoroca que surgiu no local em razão da falta de drenagem.
“Foi muito positiva a vistoria. Vimos uma decisão judicial tão importante sair do papel. Mas ainda há muito trabalho a realizar. A margem do rio onde tem a voçoroca precisa ser recuperada com urgência. Seguiremos acompanhando e cobrando o cumprimento da sentença da íntegra”, avaliou a promotora de Justiça Gilka da Mata.