Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN firma parceria para desenvolver Programa de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz

MPRN firma parceria para desenvolver Programa de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz

Compartilhar
Imprimir
Participam da parceira o Governo do Estado do RN, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e Instituto Terre des Hommes

 

O Ministério Público do RN firmou parceria institucional com Governo do Estado do RN, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e Instituto Terre des Hommes para desenvolver Programa de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz nas comunidades escolares do Estado do Rio Grande do Norte.
 
O programa de formação é uma das ações do Projeto Círculos em Movimento, uma iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores o SESI e a Unesco / Criança Esperança.
 
Trata-se de uma iniciativa que oferece acesso à uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Uma excelente porta de entrada para quem busca uma metodologia lúdica, versátil, intuitiva e sobretudo acessível, que pode ser aplicada em diversos ambientes e contextos, sendo destinada também a qualificar as relações em comunidades escolares. 
 
Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos de Paz se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.
 
A formação está dividida em dois módulos e está baseada no Manual Círculos em Movimento – Construindo uma comunidade escolar restaurativa, das internacionalmente reconhecidas autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. A iniciativa é também um convite ao aprofundamento das reflexões e experiências por aqueles que já atuam como facilitadores de Círculos de Paz.
 
Mesmo sendo uma formação pensada com o foco em comunidades escolares, o conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa que deseje adquirir conhecimentos e habilidades nesta prática restaurativa.
 
As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://doity.com.br/cem-riograndedonorte, com o seguinte código de acesso: JRRN
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo