Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN emite recomendações para Sesap e SMS regularizarem acesso ao Sistema Nacional de Regulação

MPRN emite recomendações para Sesap e SMS regularizarem acesso ao Sistema Nacional de Regulação

Compartilhar
Imprimir
Promotorias de Justiça constataram uso excessivo de logins/perfis para marcação de procedimentos cirúrgicos, exames e consultas no sistema
 

 
As Secretarias de Saúde Estadual (Sesap) e de Natal (SMS) devem regularizar o acesso ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Essa necessidade foi identificada pelo Ministério Público do Rio Grande (MPRN), que emitiu duas recomendações para que o Município e o Estado procedam com as providências pertinentes. Os documentos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) pelas 47ª e 48ª Promotorias de Justiça da comarca de Natal e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (Caop-Saúde) nesta quarta-feira (23).
 
Investigações decorrentes de inquéritos civis apontaram empecilhos na regulação do acesso à saúde no RN, notadamente, quanto à gestão do uso excessivo de logins/perfis para marcação de procedimentos cirúrgicos, exames e consultas no Sistema de Regulação.
 
Para a SMS, a orientação é que, em até 15 dias, promova em atuação articulada e solidária com o a Sesap, o recadastramento de todos os logins/perfis utilizados pela Central Metropolitana de Regulação (CMR). Faz parte dessa ação restringir o acesso a usuários com o perfil “administrador municipal” e “reguladores”, a fim de que somente quem detém esta condição no âmbito da CMR de fato possua uma senha compatível com a função que exerce dentro do Sisreg. 
 
Em específico para a Sesap, o MPRN recomendou que providenciem, em até 30 dias, um instrumento normativo para disciplinar o cadastramento de senhas dentro do Sisreg no âmbito do Estado. Devem ser estabelecidos critérios para a habilitação e desabilitação dos perfis e logins, segundo a Programação Pactuada Integrada (PPI) e o Plano de Regionalização Integrado (PRI), com a criação de penalidades administrativas em caso de burla ou mau uso do sistema informatizado de regulação por parte de Municípios. 
 
Leia as recomendações na íntegra clicando aqui.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo