Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MP destaca legado da segunda unidade do Ceduc para atendimento socioeducativo efetivo

MP destaca legado da segunda unidade do Ceduc para atendimento socioeducativo efetivo

Compartilhar
Imprimir

Promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acompanharam a inauguração do novo Centro Educacional Pitimbu (Ceduc), em Parnamirim, cuja unidade II foi entregue pelo Governo do Estado, através da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac).

O 21º Promotor de Justiça da Comarca de Natal, responsável pela tutela coletiva na defesa da Infância e Juventude, Marcus Aurélio de Freitas Barros, salientou que o mais importante não é o prédio em si, mas o legado do trabalho que vem sendo realizado em conjunto para dimensionar um atendimento socioeducativo efetivo.

Assim, citou as parceiras com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que prestará consultoria para a elaboração do projeto pedagógico; com a Fundação José Augusto, que incrementará as atividades artísticas e culturais na unidade do Ceduc; e com o Sistema S, que proporcionará cursos de formação técnica para os adolescentes.

“Estou feliz porque, em um momento emblemático como esse de crise no sistema prisional e quando o Ministro da Justiça visita a cidade para apresentar o plano de segurança nacional, estejamos inaugurando uma unidade socioeducativa que é modelo”, observou.

O governador Robinson Faria lembrou a mudança do local. “Transformamos um Ceduc que colocava o RN em posição ruim no cenário nacional e agora entregamos uma unidade que, somada à primeira, talvez resulte no melhor Ceduc do Brasil”. O chefe do Executivo estadual valorizou o diálogo entre as instituições e destacou que isso só foi possível por causa da união dos poderes.

O diretor-presidente da Fundac, Ricardo Cabral, que é o interventor judicial, classificou como “vitória” o momento. Disse ser a unidade um passo para a construção de um sistema realmente socioeducativo e rememorou o histórico de caos instalado em Pitimbu desde 2012.

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, foi representado pela Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudia Vidigal. Ela elogiou a rede de articulação montada no Estado, envolvendo desde os diferentes poderes até a sociedade civil organizada. “A situação em que vocês se encontram hoje é resultado de uma falha primeira do Estado. E vocês também falharam em algum momento. Trabalhamos pelos direitos dos senhores e espero que nós, enquanto Estado, não falhemos mais e que vocês também não”, disse dirigindo-se aos adolescentes internados no Ceduc-Pitimbu I.

O Ceduc-Pitimbu II terá capacidade para 36 adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas em modalidade fechada e foi construído de acordo com as normas prescritas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A nova unidade conta com três alojamentos (cada um com capacidade para 12 leitos), ginásio poliesportivo e sala de artes, além de uma ampla área gramada ao ar livre. Junto com o Ceduc-Pitimbu I, formam um complexo que se complementam, já que na primeira unidade estão o refeitório, um centro de convivência para jogos, e salas de aula.

“Esse Ceduc é fruto de ações da intervenção judicial, do compromisso assumido pelo Estado perante o Ministério Público e o Poder Judiciário. A partir de agora vamos acompanhar a implementação de medidas que proporcionem o pleno funcionamento da unidade”, afirmou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Caopij), Sandra Angélica Santiago, que estava acompanhada de representantes ministeriais que também atuam na defesa da criança e do adolescente, o 81º promotor de Justiça da Comarca de Natal, Marconi Antas Falcone de Melo e o 65º promotor de Justiça da Comarca de Natal, Manoel Onofre de Souza Neto. A Fundac permanecerá sob intervenção até setembro deste ano, conforme acordo judicial.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo