Evento realizado na tarde desta quarta-feira (22) debateu o atual fluxo de atendimento a usuários com problemas de saúde mental no município
Na tarde desta quarta-feira (22), o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu um fórum de debate no auditório das Promotorias de Justiça da Comarca de Mossoró para tratar das políticas da rede de proteção e assistência social da localidade, em especial, o atendimento a pacientes que apresentam transtornos mentais.
Um dos pontos abordados foi a necessidade da integração dos serviços, para que haja a integralidade no atendimento, além das diferentes estratégias que devem ser utilizadas para diferentes pacientes. Para o 12º promotor de Justiça, Sasha Alves, “a proposta do fórum não é apenas voltada para a área da saúde, mas também para a assistência, a educação, a justiça e a sociedade”.
Promotores com atuação na defesa da família e das pessoas com deficiência, da saúde, da infância e da educação estiveram envolvidos na realização do fórum, que contou também com as explanações do promotor de Justiça da infância e juventude de Natal, Manoel Onofre; da psicóloga do Hospital João Machado, de Natal, Ana Eloá e da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial para álcool e drogas (Caps AD/Mossoró), Alexcia Morais.
O promotor de Justiça Manoel Onofre ressaltou a importância de se observar a subjetividade dos pacientes para a eficácia do atendimento. “Não é o jovem que tem que se adaptar aos métodos. É preciso buscar uma estratégia específica para cada caso”, observou.
Na oportunidade, Alexcia Morais apresentou o fluxo de atendimento de urgência para pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas e outros transtornos mentais. E a psicóloga Ana Eloá lembrou aos presentes a importância de eventos como o fórum, que representam a possibilidade de solução dos problemas existentes. Ao final, o público pôde esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e fazer comentários e questionamentos.
O fórum contou com a presença dos representantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Secretaria Municipal de Saúde; Núcleo Integrado de Apoio à Criança Pinguinho de Gente (Niac); Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired); Plantão Social; Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM); Vara da Infância; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); Aldeias Infantis; Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Acusado de Ato Infracional (Ciad/Mossoró); Centro Clínico Evangélico e Hospitais São Camilo de Lélis e Tarcísio Maia.