Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » Coordenadora do Caop Meio Ambiente recebe homenagem por atuação em defesa do desenvolvimento sustentável

Coordenadora do Caop Meio Ambiente recebe homenagem por atuação em defesa do desenvolvimento sustentável

Compartilhar
Imprimir
Entrega da Comenda do Mérito Professor Cícero Onofre de Andrade Neto, concedida pela Câmara Municipal de Natal, foi realizada nesta segunda-feira (17)
 

 
A promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CaopMA), Mariana Barbalho, recebeu nesta segunda-feira (17) a Comenda do Mérito Professor Cícero Onofre de Andrade Neto, concedida pela Câmara Municipal de Natal a 27 profissionais ou órgãos que se destacaram por ações em defesa do saneamento básico, do meio ambiente e desenvolvimento sustentável na capital potiguar. 
 
 
O ato solene para entrega das honrarias aconteceu no Centro de Convenções de Natal, durante a realização do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que começou no domingo (16) e segue até esta quarta-feira (19). O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.
 
Na programação de painéis do Congresso, Mariana Barbalho palestrou sobre o tema “A visão do Ministério Público Estadual na implementação da Lei 12.305/2010”, que instituiu a Polícia Nacional de Resíduos Sólidos. Ela também apresentou o projeto Lixo Negociado, desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em 55 municípios potiguares, com o objetivo de promover adequações nos lixões. A iniciativa é mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupa/MPRN), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho.
 
O projeto atua de forma integrada, com a proposta de garantir uma solução consensual para recuperação ou remediação de áreas degradadas, decorrentes do acúmulo irregular de lixo. O Lixo Negociado foi criado com o intuito de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos de forma provisória e enquanto não são efetivados os aterros sanitários regionais.
 
Até alcançar a meta de erradicar os lixões, a proposta dos acordos é implantar aterros controlados em valas, como medida transitória de destinação final de resíduos sólidos e melhorar a situação dos catadores. O propósito do Ministério Público em obter os acordos é conseguir efetivar ações que tragam resultados a curto prazo e que, em seguida, sejam implantados os aterros sanitários, para se alcançar o fim definitivo dos lixões no Rio Grande do Norte.
 
Sobre a Comenda
Cícero Onofre de Andrade Neto desenvolveu inúmeras atividades como pesquisador e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma das maiores autoridades brasileiras no campo da Engenharia Sanitária e Ambiental. Como técnico, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico que levou a surgir o sistema condominial de esgotos implantada inicialmente nos bairros de Santos Reis e Rocas, na década de 1980.
 
Ele também foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES Seção Rio Grande do Norte (ABES-RN) e ex- diretor nacional da entidade (o engenheiro faleceu em maio de 2017).
 
Lixo Negociado é apresentado em palestra na AGU/PE
A coordenadora do CaopMA também apresentou os resultados do projeto Lixo Negociado durante palestra no seminário “Direito Ambiental, realizado na sexta-feira (14), pela Escola da Advocacia-Geral da União Ministro Victor Nunes Leal, no Recife/PE. Ela participou da mesa de exposições e debate com o tema “Inovações Normativas e Seus Impactos no Exercício do Poder de Política Ambiental”.
 
 
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Natal.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo