Home » Notícias » Sem categoria » Grupo de trabalho vai elaborar plano de atendimento socioeducativo

Grupo de trabalho vai elaborar plano de atendimento socioeducativo

Compartilhar
Imprimir

MP atua desde 2012 para superar situação caótica do sistema socioeducativo estadual; depois de ação e intervenção na FUNDAC, Estado criou grupo de trabalho

O Governo do Estado publicou no final do mês passado o Decreto nº 24.416/2014, criando o grupo de trabalho para elaboração do plano estadual de atendimento socioeducativo. A criação do grupo para o Ministério Público Estadual, que vem atuando desde 2012 na tentativa de superar a situação caótica do sistema socioeducativo no Rio Grande do Norte, é um primeiro passo para que as obrigações legais sejam cumpridas.

O Promotor de Justiça Marcus Aurélio de Freitas Barros, titular da 21ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal, lembra que a situação do sistema socioeducativo estadual, em razão dos graves problemas que se avolumaram ao longo do tempo, chegou a ponto de precisar ser administrado por uma interventora judicial, que vem atuando na recuperação do sistema.

Para o representante ministerial, o MPRN, contudo, continua vigilante para que o grupo de trabalho cumpra seu papel e elabore o plano estadual no prazo determinado.

O grupo de trabalho será composto por representantes da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC), além de representantes facultativos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Ministério Público Estadual, por intermédio da 21ª Promotoria de Justiça, ajuizou no início do último mês de maio a Ação Civil Pública nº 0117832-34.2014.8.20.0001, com o objetivo de impor ao Estado a obrigação de elaborar o plano estadual de atendimento socioeducativo, conforme previsão expressa no art. 4º III, da Lei nº 12.594/2012 (Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – Sinase), o qual deverá ser elaborado em até 360 (trezentos e sessenta) dias, a contar da aprovação do plano nacional (art. 7º, §2º), o que ocorreu em 19 de novembro de 2013.

Após a propositura da ação, conforme consta no Diário Oficial do Estado de 28 de maio de 2014, foi publicado o  Decreto nº 24.416/2014, criando o grupo de trabalho.

SEMINÁRIO

Nesse sentido, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Consec), com apoio da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em conjunto a Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), o Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, realizam na próxima quarta-feira, dia 11/06, a partir das 8h30, no hotel Praiamar, em Ponta Negra, um seminário para iniciar a discussão quanto a elaboração do plano estadual socioeducativo no Rio Grande do Norte.

 

Confira  aqui o link para o Decreto que criou o grupo de trabalho.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo