Home » Notícias » Educação » Em Mossoró, MPRN participa de audiência sobre profissionais de apoio escolar

Em Mossoró, MPRN participa de audiência sobre profissionais de apoio escolar

Promotoria acompanha regularização do serviço através de acordo judicial celebrado com a Prefeitura
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró, participou nesta quarta-feira (9) de audiência pública realizada pela Câmara Municipal da cidade para debater o “Programa Incluir”. A iniciativa foi aprovada através do Projeto de Lei 115/2025 e visa atender a demanda de profissionais de apoio nas escolas municipais da cidade.

O promotor de Justiça, Olegário Gurgel, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró, compareceu à audiência e registrou a importância de se debater o tema. “Agora é preciso discutir como esse profissional se insere na estratégia de educação especial, como ele irá atender as diversidades de necessidades que se apresentam em cada criança”, registra o promotor.

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Educação de Mossoró  durante a audiência, atualmente há uma demanda de aproximadamente 800 profissionais do tipo na cidade. A questão é acompanhada pelo MPRN, tendo sido, inclusive, celebrado um acordo judicial celebrado com a Prefeitura de Mossoró sobre o assunto. 

O acordo previa, entre outros pontos, a efetiva criação do cargo de profissional de apoio escolar e a realização de concurso público para o preenchimento das vagas. Em 2023, os cargos foram criados por força de lei e, em seguida, foi aberto concurso público. No entanto, o processo seletivo ainda não foi concluído.

O novo projeto de lei que trata sobre o tema informa que os candidatos às vagas de auxiliar devem possuir ensino médio completo, ter mais de 18 anos e irão cumprir uma carga horária de 20 ou 40 horas semanais.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo