Home » Notícias » Gaeco-operações » MPRN combate crimes cibernéticos com operações simultâneas em São Paulo

MPRN combate crimes cibernéticos com operações simultâneas em São Paulo

Operações Mística e Lumen foram deflagradas em São Paulo e Poá nesta quinta (13). Grupos aplicaram golpes em potiguares por meio de redes sociais
Compartilhar
Imprimir
imagem feita com IA com um cadeado no centro de um círculo luminoso em alusão a operação de combate a crimes cibernéticos

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (13) duas operações simultâneas em cidades paulistas para desarticular associações criminosas especializadas em estelionato mediante fraude eletrônica, os chamados crimes cibernéticos.

A operação Mística cumpriu três mandados de busca e apreensão em São Paulo/SP, visando desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes via WhatsApp e Instagram. A investigação teve início após denúncia recebida pelo Disque Denúncia do MPRN em junho de 2023, na qual a vítima relatou ter sua conta do Instagram hackeada e utilizada para aplicar golpes em seus contatos. Um investigado é considerado foragido de Justiça.

Simultaneamente, a operação Lumen cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Poá. A operação visa desarticular uma associação criminosa suspeita de estelionato mediante fraude eletrônica e invasão de dispositivo informático. As investigações tiveram início pela Polícia Civil potiguar a partir de um Boletim de Ocorrência registrado em janeiro de 2022, em Natal, onde a vítima relatou ter sido lesada após a compra de eletrodomésticos pelo Instagram.

Ambas as operações contaram com o apoio da Polícia Civil (PC SP) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Os materiais apreendidos nas duas operações serão analisados pelo Gaeco do MPRN. O MPRN investigará o envolvimento de outras pessoas e a prática de outros crimes por parte dos grupos.

O MPRN reforça a importância da denúncia de qualquer atividade suspeita e orienta a população a tomar medidas de segurança online, como a utilização de senhas fortes e a verificação da autenticidade de perfis e anúncios em redes sociais.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo