Home » Notícias » Saúde » MPRN recomenda medidas de combate a arboviroses em Nova Cruz, Montanhas e Lagoa D’Anta

MPRN recomenda medidas de combate a arboviroses em Nova Cruz, Montanhas e Lagoa D’Anta

MPRN considera necessárias ações preventivas diante da situação epidemiológica atual, com base em informações da Sesap
Compartilhar
Imprimir
Imagem de um mosquito aedes aegypti em cima de um recipiente com água em alusao ao combate a dengue

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Nova Cruz, recomendou às Prefeituras e à Secretarias Municipais de Saúde de Nova Cruz, Montanhas e Lagoa D’Anta que adotem medidas de prevenção e combate à dengue e outras arboviroses (chikungunya e zika).

A recomendação, baseada na Constituição Federal e em legislações complementares, visa garantir a saúde pública e o cumprimento de normas sanitárias. O MPRN considerou a necessidade de ações preventivas diante da situação epidemiológica atual, com base em informações da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Entre as medidas recomendadas, estão a elaboração de um Plano Municipal de Contingência, a alimentação regular do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a realização de campanhas educativas e a garantia de visitas regulares aos imóveis para controle do mosquito Aedes aegypti.

O MPRN também recomenda a capacitação dos agentes de combate às endemias, a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a adoção de medidas para garantir o acesso dos agentes a imóveis abandonados ou com recusa de acesso.

O prazo inicial para que as Prefeituras de Nova Cruz, Montanhas e Lagoa D’Anta informem ao MPRN sobre as medidas adotadas é de 30 dias.

Clique aqui para ter acesso à recomendação para Lagoa D’Anta na íntegra.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo