Home » Notícias » Saúde » Ação do MPRN Perto de Você faz vistoria no Centro de Cardiologia de Parnamirim

Ação do MPRN Perto de Você faz vistoria no Centro de Cardiologia de Parnamirim

Inspeção realizada pela 4ª Promotoria de Justiça aponta avanços e alguns problemas no serviço de cardiologia da UBS Suzete Cavalcanti
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou nesta quarta-feira (14) uma vistoria no Centro de Cardiologia de Parnamirim (CCPAR), localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Suzete Cavalcanti. A ação faz parte do evento MPRN Perto de Você que começou na última segunda-feira (12) e se encerrará nesta sexta-feira (16).

A visita, feita pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim, objetivou coletar informações para um procedimento administrativo instaurado para avaliar o funcionamento da unidade especializada e garantir a qualidade do atendimento cardiológico oferecido à população.

O MPRN tem acompanhado de perto os avanços em relação a esse atendimento especializado graças a um acordo judicial homologado com a Prefeitura em 2017 no âmbito de uma ação civil pública (ACP). Na inspeção, foi possível verificar o cumprimento da sentença em quase sua totalidade, com a disponibilização de teste ergométrico, ecocardiograma e eletrocardiograma. Inclusive, nunca havia sido disponibilizado teste ergométrico em Parnamirim na rede própria, um serviço estruturado no final de 2023.

Porém, algumas irregularidades ainda foram encontradas. A sala destinada aos exames de holter e MAPA, embora equipada, não está em uso devido à ausência de uma empresa contratada para laudar os exames, uma lacuna causada pela falta de licitação para este serviço.

Além disso, uma sala destinada a ser a segunda sala de eletrocardiograma permanece inutilizada, uma vez que apenas um eletrocardiógrafo foi adquirido. O consultório 5, por sua vez, atualmente utilizado para a regulação, está subutilizado, apesar de estar equipado para funcionar como um consultório médico.

Para o MPRN, esses problemas evidenciam a necessidade de medidas corretivas para garantir a eficiência e a adequação dos serviços prestados à comunidade de Parnamirim.
A Promotoria de Justiça recebeu também relatórios sobre a produção médica do primeiro semestre de 2024 e a agenda médica de agosto de 2024.

Estrutura inspecionada
O CCPAR é composto por recepção, sala de retorno, sala para eletrocardiograma com equipamento, uma sala vazia e cinco consultórios médicos. Destes, um é utilizado para a regulação e outro para curativos da UBS. A unidade ainda conta com dois sistemas computadorizados de teste ergométrico, duas esteiras, uma sala equipada para ecocardiograma e uma sala para exames de holter e MAPA.

Durante a vistoria, estiveram presentes além da 4ª promotora de Justiça, Luciana Maciel e a assessora jurídica ministerial Joyce de Matos Dantas, os secretários adjuntos de saúde do Município, Carlos Aurélio de Souza e Isabelle Albuquerque e os diretores administrativo da unidade, Reinaldo Alexandre e da UBS Suzete Cavalcanti, Rodrigo Andrade.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo