Home » Notícias » Institucional » Projetos » Nuavv: projeto do MPRN que atende familiares de vítimas de violência letal completa dois anos

Nuavv: projeto do MPRN que atende familiares de vítimas de violência letal completa dois anos

Mais de mil vítimas indiretas em três cidades potiguares foram atendidas ao longo desse tempo
Compartilhar
Imprimir

Desde a sua implementação, há dois anos, os Núcleos de Apoio aos Familiares das Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv) têm desempenhado um papel crucial no suporte às vítimas indiretas de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte no Rio Grande do Norte. Além de amparar essas vítimas indiretas, o projeto os auxilia em relação ao direito à informação ou de participação ativa na investigação e processo criminal.

A iniciativa pioneira do Ministério Público do RN (MPRN) tem núcleos em Natal, Mossoró, bem como São Gonçalo do Amarante, e, atualmente, já funciona de modo regionalizado atendendo todo o Estado.
O Nuavv da capital foi o primeiro a ser implementado, em julho de 2022. Um ano depois veio o de Mossoró e em novembro de 2023, o de São Gonçalo do Amarante. Juntos, já realizaram mais de 2.144 atendimentos (até junho de 2024). Dentre estes, destacam-se os 1.058 atendimentos a vítimas indiretas, aquelas que sofrem os impactos emocionais e psicológicos da violência, mas que não são diretamente vítimas dos crimes.

Além dos atendimentos diretos, os núcleos promoveram 685 buscas ativas por assistência, 260 encaminhamentos para as redes parceiras (saúde/assistência) e 622 atividades jurídicas, visando orientar e apoiar famílias em questões legais decorrentes dos crimes violentos.

Para fortalecer ainda mais a rede de apoio, foram realizadas 10 capacitações, beneficiando aproximadamente 530 profissionais das áreas de atendimento e segurança pública. Essas iniciativas não apenas qualificam os serviços prestados, mas também ampliam o alcance do suporte oferecido a esses familiares de vítimas de violência letal.
O projeto é executado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Crim/MPRN).

Como acionar
Para ter acesso aos serviços do Nuavv, o cidadão pode acionar o Ministério Público nas três cidades onde o núcleo atua – Natal, Mossoró, e São Gonçalo do Amarante. O Nuavv presta apoio aos familiares das vítimas de homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os núcleos funcionam de 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h nas sextas-feiras, em que é prestado atendimento por psicólogos, assistentes sociais e assessora jurídica.

Contatos e endereços
Nuavv Natal
Endereço: Rua Nelson Geraldo Freire, 255, Lagoa Nova, Natal/RN.
Telefone/whatsapp: (84) 99972.5351
Email: nuavv@mprn.mp.br

Nuavv Mossoró
Endereço: Alameda das Imburanas, 850 – Pres. Costa Silva (Promotoria de Justiça)
Telefone/whatsapp: (84) 99972.4056
Email: nuavv.mossoro@mprn.mp.br

Nuavv São Gonçalo do Amarante
Endereço: Rua Vereador Aildo Mendes, s/n, Loteamento Samburá (Promotoria de Justiça)
Telefone/whatsapp: (84) 99972.2840
Email: nuavv.sga@mprn.mp.br

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo