Home » Notícias » Institucional » Sede do MPRN em Mossoró recebe visita de turma de estudantes de Medicina

Sede do MPRN em Mossoró recebe visita de turma de estudantes de Medicina

Alunos foram reconhecer de perto atuação da promotoria especializada na área de saúde
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em especial a 1ª promotoria de Justiça de Mossoró, recebeu, nesta quarta-feira (29), a visita de estudantes da turma de medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Os alunos foram conhecer especialmente a atuação da promotoria especializada na área de saúde, mas foram apresentados também a informações sobre como funciona a instituição.

O promotor de Justiça Rodrigo Pessoa, responsável pela 1ª promotoria de Justiça de Mossoró, iniciou o encontro exibindo um vídeo que apresenta o papel do MPRN na sociedade e como funciona o trabalho da instituição. Os alunos conheceram também a Ouvidoria Geral do MPRN. O promotor então passou a apresentar as demandas especializadas da promotoria que atua em matéria cível, judicial e extrajudicial, na defesa dos direitos à saúde.

“Durante a pandemia da COVID-19 esta promotoria de Justiça celebrou um TAC que teve como objeto promover o incremento de leitos hospitalares destinados ao enfrentamento da COVID-19 no município de Mossoró, por meio da implantação de até 100 novos leitos sob a gestão da APAMIM, assim como visitou várias unidades de saíde (HRTM, Hospital São Luiz, UPA Raimundo Benjamim Franco – Belo Horizonte) e expediu diversas recomendações”, registrou o promotor.

Os alunos conheceram ainda o Projeto Emenda Transparente. “O tempo prolongado de espera para a realização de cirurgias eletivas no município de Mossoró vinha sendo um problema recorrente, acarretando assim a abertura de inúmeros procedimentos extrajudiciais nesta Promotoria de Justiça. Verificou-se que o problema tem múltiplas variáveis e dentre elas está a ausência de recursos para sanar esses problemas existentes”, explicou o promotor. Com o projeto, foi autorizada a destinação de mais de R$ 3,3 milhões de reais através de emendas parlamentares para diminuição da fila de espera.

Outra atuação destacada pela promotoria foi o TAC que teve como objetivo a garantia de tratamento aos pacientes oncológicos atendidos na Macrorregião de Saúde Mossoró, especialmente assegurando ao paciente com neoplasia maligna o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 (sessenta) dias, contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso, nos termos da Lei nº 12.732/2012.

“Mais recentemente, celebramos o TAC que tem por objeto o cumprimento da transferência temporária dos serviços de saúde ofertados pelo Hospital Regional Tarcísio Maia – HRTVM para o Hospital Regional da Polícia Militar de Mossoró – HRPMM e para o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia – HRMPMC, visando a execução da reforma, recuperação e ampliação do HRTVM e a continuidade da assistência à saúde hospitalar de média e alta complexidade ofertada na II Macrorregião”, registrou o promotor de Justiça.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo