Home » Notícias » Gestão Pública » MPRN vistoria pátio de apreensão do Detran em São Gonçalo do Amarante

MPRN vistoria pátio de apreensão do Detran em São Gonçalo do Amarante

Visita técnica faz parte das atividades do Projeto Pátio Livre que visa à indução de providências interinstitucionais, objetivando à destinação adequada aos veículos apreendidos, evitando sua depreciação e deterioração
Compartilhar
Imprimir

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 49ª Promotoria de Justiça de Natal, realizou, na última segunda-feira (26), uma vistoria técnica ao pátio de apreensão de veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), localizado em São Gonçalo do Amarante, mas que atende às apreensões efetivadas no Município de Natal. A atividade técnica faz parte do projeto Pátio Livre, desenvolvido pelo MPRN com participação de outras instituições e órgãos.

A visita teve como objetivo verificar o cumprimento do Termo de Cooperação Técnica na parte atinente ao DETRAN, dentro do Programa Pátio Livre. “Fomos verificar se as medidas ajustadas no termo foram colocadas em prática e se trouxeram de fato melhorias para o pátio, como o desafogamento. Uma delas é a realização de leilões, por exemplo, tanto para desafogar o local quanto para evitar a deterioração dos veículos”, explicou a 49ª Promotora de Justiça de Natal, Danielle Veras.

A promotora salientou que o principal objetivo do projeto é estimular uma política pública em que o Estado tenha uma gestão melhor desse tipo de espaço e realize leilões mais frequentes para evitar a desvalorização demasiada do bem.

No pátio vistoriado, foram encontrados 2.757 veículos, dos quais 504 estão com mais de 02 (dois) anos de apreensão, sendo 29, com suspeita de adulteração; 20, com impedimento judicial; 143, com impedimento Renajud; 118, com impedimento de furto/roubo; 22, clonados; e 172, adulterados. Diante disso, a 49ª Promotoria de Justiça buscará, junto ao DETRAN/RN, a efetivação das medidas necessárias para a promoção da retirada desses veículos, com apreensões antigas, do pátio, para efeito de superação das eventuais dificuldades existentes e realização dos leilões.

A unidade ministerial ainda tomou conhecimento de que o Detran promoveu o credenciamento de uma empresa para administrar o local, justamente para focar em melhorias na gestão desses veículos apreendidos.

Pátio Livre

É um projeto interinstitucional, fruto de termo de cooperação técnica celebrado entre o MP/RN, TJRN, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil e DETRAN, visando à destinação adequada dos veículos apreendidos no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte. A iniciativa busca a adoção de medidas com vistas à racionalização dos procedimentos de apreensão, depósito e alienação de veículos apreendidos, evitando a depreciação e deterioração dos mesmos.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo