Home » Notícias » Corregedoria-Geral » Corregedoria-Geral e Ouvidoria do MPRN ouvem população de Caicó e região em audiência pública

Corregedoria-Geral e Ouvidoria do MPRN ouvem população de Caicó e região em audiência pública

Evento foi realizado nesta quinta-feira (26), no auditório do Colégio Diocesano Seridoense
Compartilhar
Imprimir
Imagem do promotor de Justiça Vicente Elísio falando para uma plateia, durante audiência pública.

Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (26), na cidade de Caicó, a população da região do Seridó foi ouvida pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e pela Ouvidoria da instituição sobre demandas locais e problemas que envolvem a atuação da instituição.

A corregedora-geral do MPRN, Iadya Gama Maio, destacou que o evento foi excelente. “Estamos fechando a última audiência regional do ano com chave de ouro. A população veio e não faltou nenhum representante dos municípios que fazem parte da região do Seridó. O pessoal colaborou, trazendo várias demandas, de escolas e outras necessidades. Foi muito positivo. Registramos tudo e depois vamos tomar as medidas cabíveis. Também ouvimos muitos elogios aos promotores da região. Durante as visitas institucionais que nós realizamos, também pudemos constatar o apreço que a população tem pelo Ministério Público. A credibilidade que a gente tem é fundamental. Se a gente não tivesse crédito, o povo não teria lotado o auditório hoje. Isso é importante, bem como o prestígio que os promotores têm junto às suas comunidades”.

Para o ouvidor do MPRN, Rodrigo Pessoa de Morais, a audiência também foi muito exitosa. “A população compareceu em massa, fazendo seus reclames, através da Ouvidoria, e cobrando que o Ministério Público possa dar a devida solução. Essa aproximação da sociedade com a instituição é fundamental”, afirmou.

De acordo com a professora da rede estadual de ensino, em Caicó, Mara Rúbia, a audiência pública é importante no que diz respeito ao acesso da sociedade ao Ministério Público. “Mostra para a população a acessibilidade dos meios judiciais, o fato de ela ser atendida em seus direitos e não somente em seus deveres. Essa audiência promove uma aproximação entre a comunidade e a justiça e isso é bastante positivo”, disse.

Já o radialista Hélio de Almeida ressaltou a importância da audiência pública. “Ela deixa o cidadão mais informado e consciente, conscientiza a população para tantas demandas, porque muitas vezes o cidadão não sabe como agir. O Ministério Público está de parabéns. É um evento que eu creio que deveria voltar outras vezes para que a população fique mais esclarecida e busque os seus direitos”, explicou.

A assistente social da APAE de Caicó também elogiou o evento. “Eu acredito que quando vocês trazem essas audiências para perto da população, tem sido algo muito positivo. Vocês fizeram no Centro, perto do mercado, depois daquele evento que teve lá, daquele que vocês deram as informações, principalmente o pessoal da APAE, as famílias da APAE, eles tiveram esse contato e começaram a procurar também. Eu era quem fazia isso por eles,mas, agora, eles têm o telefone, têm o contato, eles mesmos estão procurando seus direitos”, comemorou.

Também participaram do evento os promotores corregedores Flávia Felício Silva, Fladja Raiane Souza, Alexandre Frazão e Adriano da Gama, os promotores de Justiça de Caicó Vicente Elísio, Geraldo Rufino; de Cruzeta, Marcelo Coutinho; de Jardim de Piranhas, Leonardo Cartaxo; e de Jucurutu, Carlos Henrique Rodrigues da Silva; além do vice-presidente da Associação do Ministério Público do RN (Ampern), o promotor de Justiça Clayton Barreto.

A Corregedoria-Geral e a Ouvidoria do MPRN se mantêm à disposição de quaisquer interessados com o objetivo de ouvir notícias, sugestões ou reclamações acerca do funcionamento das unidades do Ministério Público, visando ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas promotorias de justiça que integram a região. Para outras informações, sugestões e críticas, o cidadão pode entrar em contato com a Corregedoria-Geral pelo (84) 98863-4582 e pelo e-mail cgmp@mprn.mp.br.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo