Home » Notícias » Violência Doméstica » Promotoria de Defesa da Mulher recebe apoio da rede de proteção ao Protocolo Girassol

Promotoria de Defesa da Mulher recebe apoio da rede de proteção ao Protocolo Girassol

Compartilhar
Imprimir

Nesta quinta-feira (20), na sede das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar, aconteceu um encontro para promover a adesão e cooperação da rede de proteção à mulher ao Protocolo Girassol.

O Protocolo Girassol é um projeto desenvolvido pela 68a Promotoria de Defesa da Mulher de Natal para acompanhamento de mulheres com medidas protetivas descumpridas, realizando a gestão do risco, com adoção das providências pertinentes para cada realidade observada.

Toda mulher que noticiar o descumprimento da medida protetiva é inserida no Protocolo Girassol e receberá acompanhamento semanal da Promotoria, sistematizando as ações de contato, gestão do risco e envolvimento da rede de proteção. O objetivo principal do Protocolo Girassol é a efetividade da medida protetiva, garantindo que a mulher não será mais vítima de violência ou de feminicídio.

O evento foi coordenado pela promotora de justiça Érica Canuto, titular da 68ª PmJ, que ressaltou a importância do Protocolo. “Uma mulher que pede a proteção da Lei Maria da Penha deve ter a garantia de que a ordem judicial será cumprida. O feminicídio é a morte anunciada. Se a medida protetiva é descumprida, há grande chance de que a violência seja agravada e possa terminar em feminicídio. Por isso é importante fazer a gestão do risco. O Ministério Público é o órgão vocacionado à proteção integral da mulher em situação de violência”.

Assinaram a adesão e apoio ao Protocolo Girassol: DEAM-ZLOS, DPE, CEME, CREN, SEMUL, SEMJIDH, Casa Abrigo Clara Camarão, Núcleo de Prática Jurídica da UNP, Patrulhas Maria da Penha (Estadual e Municipal), dentre outros atores da rede de proteção.

Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo