Evento on-line foi aberto pela Procuradora Geral de Justiça, Elaine Cardoso, na noite desta quinta-feira (22) e liberado para a população em geral
O Ministério Público do Rio Grade do Norte (MPRN) promoveu nesta quinta-feira (22) o webinário "Retomada das Atividades Escolares Presenciais: perspectivas e boas práticas". A proposta foi oferecer a toda a comunidade escolar – famílias, estudantes, professores, funcionários e público em geral – a oportunidade de acompanhar as discussões entre os palestrantes. O evento on-line foi transmitido ao vivo pelo canal do MPRN no YouTube.
.jpeg)
“O webinário foi excelente. Pudemos, através das palestras, esclarecer alguns pontos e mostrar que a retomada das aulas presenciais é segura neste momento. Obviamente que os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19 precisam ser adotados e seguidos. Mas isso sendo devidamente observado, toda a comunidade escolar só tem a ganhar”, avaliou a promotora de Justiça Thatiana Fernandes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania (Caop-Cidadania/MPRN).
O evento, que antes seria destinado principalmente aos secretários municipais de Educação e para secretário Estadual de Educação, foi disponibilizado a toda a sociedade. Os realizadores do evento foram o Caop-Cidadania/MPRN e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPRN).
O webinário contou com três palestras distintas, com a meta de disseminar conhecimento teórico e prático sobre as ações a serem implementadas com vista à retomada, de forma segura e planejada.
A primeira palestra da noite, sob a responsabilidade da infectopediatra da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e Adolescentes, do HUOl e da UFRN, Mylena Taíse Azevedo Lima Bezerra, abordou o tema “O Cenário Epidemiológico da Covid-19 na Faixa Etária Pediátrica.”
Em seguida, foram explorados os “Aspectos importantes para o retorno seguro das atividades escolares presenciais”, pelo advogado, vice-diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da UERJ e membro do Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto de Oliveira.
Por sua vez, o dirigente municipal de Educação em Monte Alegre e vice-presidente da Undime/RN 2021-2023, Alexandre Soares Gomes, falou sobre a “Gestão das ações voltadas para a retomada das atividades escolares presenciais”.
O evento marcou a conclusão das reuniões virtuais regionalizadas realizadas pelo MPRN, Femurn e Undime com a participação dos promotores de Justiça e representantes dos municípios potiguares e está disponível na íntegra no canal do MPRN no YouTube.