|
|
|
|
|
|
|
|
…… |
Dia do Funcionário Público
A história do serviço público no Brasil não é recente. Desde a época do Império, os seus agentes trabalham para manter em funcionamento a máquina burocrática do Estado. Após a Proclamação da República, o serviço público passou a ter ainda maior importância dentro da enorme organização administrativa que se formou. Entretanto, foi apenas em 1939, no dia 28 de outubro, que um documento regulamentou o trabalho do funcionalismo público. Tratava-se do decreto 1713/39. Posteriormente, o então presidente Getúlio Vargas, em 1943, decretou como feriado do Dia do Funcionário Público a data de promulgação dessa lei. E para comemorar esta data toda especial o CorreioMP preparou uma matéria especial, dividida em três partes.
Nesta primeira parte, chamamos a servidora com mais tempo de Casa e o servidor mais recente na Instituição para responder três perguntas sobre o MPRN e a sua carreira.
Clique AQUI e confira as entrevistas!
Cássia Ricardina
Bruno Celestino .. |
… |
|
|
|
|
|
|
Memória
Na segunda parte da homenagem aos servidores públicos do Ministério Público do Rio Grande do Norte, inauguramos a coluna “Memórias Fotografadas”. E ela vem especial, com duas fotografias que resgatam posses históricas nestes MPRN, a de servidor em 2001 e a de Promotor de Justiça Substituto em 1982. Confere ai!.
Foto 1 – Posse de servidores em 2001.
Foto 2 – Posse de Promotores de Justiça Substituto em 1982.
Nos ajude a fazer esta coluna e a resgatar a memória fotográfica do MPRN. Nos mande a sua fotografia e nos conte em que momento ela ocorreu, quem sabe ela não aparece aqui?
. |
|
|
|
|
|
|
|
Medida Justa
E para fechar as matérias em homenagem ao Dia do Servidor, ouvimos o grande vencedor do Projeto Medida Justa. E tem mais! Você sabia que um casal de noivos aproveitou o PMJ para se preparar para o casório?
O Projeto Medida Justa surgiu neste ano de 2019, no âmbito do MPRN, e aconteceu em parceria com o Tribunal de Justiça e com a Justiça Federal. Dez integrantes do MPRN se juntaram a trinta colegas das outras Instituições e entre tarefas que envolviam exercícios físicos, acompanhamento psicológico e muita interação entre os participantes, uma verdadeira parceria em torno do foco: obter uma melhor qualidade de vida, aconteceu!
Frederico Augusto da Silva de Carvalho, Diretor de Comunicação do MPRN, foi o grande vencedor na categoria masculina. “O projeto nos mostra o quanto é importante a prática de atividades físicas aliada à uma alimentação saudável. Tivemos, por quase 3 meses, o acompanhamento de profissionais de Educação Física, de Nutrição e de Psicologia. Os resultados alcançados foram excelentes. Agora é continuar focado e atingir novas metas”.
![]()
Está vendo esse casal sorridente da foto? Pois bem! Eles são Laís Calado Paixão, Assessora Jurídica Ministerial da 45ª PmJ Natal e Hugo de Moura Lima, Analista do MPE – Área Engenharia Civil, lotado no CAOP PP. Ambos participaram do projeto e falam que ele foi muito útil na preparação prévia ao casamento que em breve ocorrerá. "O Medida Kusta aconteceu na hora certa. Ficamos muito felizes de participar de um programa que não só ajudou a melhorar nossa autoestima, mas também nos mostrou a importância de manter hábitos saudáveis sempre", afirmaram os servidores Laís e Hugo.
Parabéns a todos que fizeram parte do Medida Justa! Foi um momento de superação e de integração que desejamos que dure por muito tempo! . . |
|
|
|
|
|
|
|
Controle externo da atividade policial
A coluna "Eu que fiz" deste mês vem com um perfil científico.
Trata-se de duas publicações na revista editada pelo Conselho Nacional do Ministério Público, intitulada: O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial.
![]() ![]()
Um dos artigos, chamado: O controle das políticas de segurança pública e da eficiência da atividade policial, é de autoria do 19º Promotor de Justiça da Comarca de Natal, Dr. Wendell Beetoven Ribeiro.
Com o título: O uso da estratégia transversal nas políticas de segurança pública e a atuação do Ministério Público, a Assessora Jurídica Ministerial do NAJUR, Renata Araújo Soares, também teve a felicidade de contribuir com a revista.
A DGEP parabeniza os dois pelos excelentes trabalhos e informa que os trabalhos podem ser acessados em http://www.cnmp.mp.br/portal/images/Publicacoes/documentos/2019/ATIVIDADE_POLICIAL_04-09-19.pdf.
Você tem alguma produção acadêmica publicada? Manda para nós, será um prazer divulgar!
. |
|
|
|
|
|
|
|
A vida invisível de Eurídice Gusmão
Indico o livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão”, escrito por Martha Batalha. Ambientado no Rio de Janeiro de 1950, tem como cerne a história de duas irmãs, Guida e Eurídice, que desde cedo tentam se adequar a uma sociedade opressora de mentes e corações que destoam das regras estabelecidas. Escrita com elegância, a narrativa é cativante e aos poucos revela a personalidade dos personagens, assim a gente vai entendendo o que levou cada um deles a ser o que é. Daquelas leituras que você lamenta quando acaba.
O livro está disponível para troca? NÃO. Foi lido por empréstimo.
Livro indicado pela servidora Kais Mabelli – Técnica do MPE – Secretária Especial do Colégio de Procuradores de Justiça – Comarca Natal. ... |
||
Ribon
A união entre solidariedade e tecnologia levou à criação do aplicativo Ribbon!
A dica vem da Técnica do MPE, Daniela Rocha Vale Martins, lotada no Setor de Compras, que fala como funciona o app.
"Existe um aplicativo chamado "Ribon" , criado com o intuito de realizar doações a pessoas em estado de risco através da comercialização de anúncios de grandes empresas. Para fazer as doações o usuário não precisa tirar dinheiro do bolso (como assim? que fantástico!). Resumidamente, você precisa baixar o aplicativo, ler as notícias e "coletar" as moedinhas (ribons) relacionadas àquela notícia. Em seguida, pode doar seus ribons para ONGs reconhecidas internacionalmente por trabalharem junto às populações que vivem em condições de pobreza extrema. Para participar basta um pouco de amor ao próximo e 1 minutinho do seu dia, que pode ser enquanto espera uma consulta médica, enquanto está numa fila ou mesmo enquanto espera ou desce no elevador. Detalhe: o aplicativo foi criado por estudantes da Universidade de Brasília que já transformaram o projeto numa startup promissora."
A ideia é muito boa e acessando https://home.ribon.io/ ou baixando o app, você poderá fazer a sua contribuição.
. |
|||
|
|||
Conserva de batata
E a receita deste mês vai deixar você com fome e vontade de fazer este prato. Se delicie com a Conserva de Batata!
INGREDIENTES: > 1 kg de batata bolinha > 4 dentes de alho > 1 colher (sopa) de sal > 2 colheres (sopa) de salsinha picada > 1 colher (chá) de pimenta do reino > 3 colheres(sopa) de vinagre branco > Azeite o suficiente para cobrir as batatas
MODO DE PREPARO: 1- Lave bem as batatas, pois as batatas serão servidas com a casca, pode fazer vários furinhos por toda volta, para pegar o tempero. 2- Cozinhe as batatas em uma panela cheia de água por aproximadamente 20 – 25 minutos ou até ficarem macias (não pode cozinhar demais, para não desmanchar). 3- Enquanto as batatas estão sendo cozidas, prepare o tempero. Deixe o alho e a salsinha bem picadinhos, depois coloque num recipiente o sal, a pimenta do reino, o vinagre, o alho e salsinha, misture tudo. 4- Quando as batatas estiverem cozidas, desligue o fogo, escorra as batatas e adicione-as ao tempero. Misture bem e deixe esfriar. 5- Coloque em um recipiente de vidro com tampa de sua preferência, cubra com azeite até que todas as batatas estejam cobertas. 6- Misture bem e deixe na geladeira, retire 30 minutos antes de servir. 7- Sirva como salada ou aperitivo em temperatura ambiente.
Receita enviada pela Diretora de Gestão de Pessoas, Ediane Bezerra Dantas. |
|||
Participe! O CorreioMP é feito por você e para você! |
|||
Expediente: Seleção de conteúdos: Ediane Dantas, Maura Lidiany, Louiseane Fernandes, Nayara Estrela e Ingrid Galvão. Projeto Gráfico e Diagramação (versão PDF): Setor de Produção e Arte Projeto e Diagramação (versão digital): Assessoria de Relações Públicas Unidades envolvidas: DGEP e DCOM Forma de contato: mpcorreio@mprn.mp.br
Baixar a vesão em PDF: CorreioMP nº 04 |
|||
.
PERÍODO PARA ENVIO DE MATERIAIS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO: 18 a 25/10/2019 Enviar as contribuições para: mpcorreio@mprn.mp.br |