Home » Notícias » Notícias Antigas » Notícias-antigas » MPRN promove 2º Seminário de Políticas Criminais do Gaeco

MPRN promove 2º Seminário de Políticas Criminais do Gaeco

Compartilhar
Imprimir
Evento também será transmitido ao vivo pelo canal do MPRN no Youtube
 

 
Com o tema central “Legislação Penal brasileira: punitivismo ou proteção social insuficiente?”, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promove a segunda edição do Seminário de Políticas Criminais. O evento é uma realização do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e acontece nesta quinta (6) e sexta-feira (7), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Natal. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do MPRN no Youtube: www.youtube.com/mprnimprensa.
 
Dentro do tema central, o Seminário contará com discussões sobre projeto anticrime, mito do encarceramento em massa, guerra irregular, reforma psiquiátrica e uso da maconha e economia do crime. O encontro tem como público-alvo os membros e servidores do MPRN, além de parceiros estratégicos convidados, magistrados, policiais das diversas forças, professores universitários, militares das forças armadas, órgãos de inteligência, órgãos de controle, dentre outros.
 
Na quinta-feira (6), às 14h, a palestra de abertura será sobre “Criminalidade organizada e política criminal contemporânea”, a ser ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT), Antônio Sérgio Cordeiro Piedade. Ele é doutor em Direito Penal pela PUC/SP, com atuação no Tribunal do Júri de Cuiabá/MT. Para as 16h, está marcada a palestra “Garantismo penal e a guerra irregular”, com o promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Leonardo Giardin de Souza. Ele é coautor do livro “Bandidolatria e democídio, ensaios sobre garantismo penal”.
 
A manhã da sexta-feira (7) contará com a palestra “Reflexões sobre a reforma psiquiátrica no Brasil e suas consequências. Uso da maconha e seus efeitos”, a partir das 8h, com o médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Valentim Gentil Filho. Ele é Ph.D pelo Institute of Psychiatry, Universidade de Londres, livre-docente em Psiquiatria e professor titular de Psiquiatria pela FMUSP.
 
Às 10h30, encerrando a programação, o evento receberá a palestra “Economia do crime: o crime compensa?”, com doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, Pery Francisco Assis Shikida. Ele é doutor em Economia, pós-doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas/SP, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça e autor da pesquisa: “A economia do crime no Paraná: um estudo de caso na Penitenciária Estadual de Piraquara”.
Compartilhar
Imprimir

Notícias Recentes

Pular para o conteúdo